Família Franciscana celebra 800 anos da Regra em São João de Latrão

Quarta-feira, 29 de novembro, na Basílica de São João de Latrão, em Roma, nós, da Família Franciscana, celebramos os 800 anos da aprovação pelo Papa Honório III da Regra redigida por São Francisco de Assis.

Num itinerário físico e espiritual dentro da Basílica, refazemos o caminho da Regra em 12 passos, um para cada capítulo, acendendo a cada vez uma lanterna para simbolizar a luz do Evangelho, atualizada por Francisco e por muitos franciscanos que em 800 anos, eles encontraram maneiras sempre novas de vivê-lo. Um caminho que revelou, a cada passo, o centro da vida de cada franciscano: Cristo Crucificado, que falou a Francisco há mais de 800 anos e que ainda hoje fala a cada um de nós.

Frei Massimo Fusarelli, Ministro Geral da OFM, comentou o capítulo III da Regra (“Sobre o ofício divino e o jejum e como os frades devem andar pelo mundo”), recordando como Francisco conseguiu combinar oração, jejum e mansidão. dirigindo-se a uma fraternidade itinerante: “Como sustentar uma vida itinerante? Como não dispersar, se não dispersar internamente?”, perguntou Frei Massimo. O próprio Francisco dá a resposta na sua Regra: com oração e jejum. “Francisco diz a mim hoje, a nós: se queres permanecer itinerante, alivia os teus fardos, aprende a não depender das coisas, não procuras alimento nem comida, nos afetos desordenados, naquilo que parece preencher-te. Para mim hoje, por exemplo, de muitos relacionamentos, de sempre ter que responder, de estar sempre conectado. O que significa reequilibrar essas relações? Ainda estou aprendendo e tenho a Regra como bússola, porque Francisco nos dá então a terceira chave: ser gentis, pacíficos, modestos, mansos e humildes”, partilhou o Ministro Geral.

Embora não esteja fisicamente presente, o Papa Francisco participou com uma mensagem dirigida a todos nós, membros da família franciscana, lida pelo Cardeal Angelo De Donatis, Vigário do Pontífice para a Diocese de Roma, que presidiu a celebração: “Em São Francisco o Evangelho sempre ocupou um lugar central na sua existência; a Igreja, ao aprovar o seu propósito, confia a ele e também a todos os franciscanos a Regra, que não exprime somente a intuição espiritual de um Fundador, mas que transmite verdadeiramente uma forma de vida”.

Ele nos lembrou que para viver os ensinamentos do Mestre é necessário permanecer na Igreja. E no final convidou-nos a dar a volta ao mundo: “Para vocês, frades e irmãs franciscanas, significa realizar concretamente a vocação itinerante num estilo de fraternidade e de vida pacífica, sem brigas nem disputas entre si ou com os outros, demonstrando ‘minoridade’, gentileza e mansidão, anunciando a paz do Senhor e confiando-se à providência: é um programa especial de evangelização, possível para todos”.

Imediatamente depois, o mesmo Cardeal De Donatis quis deixar uma mensagem e um desejo a toda a família franciscana: “O desejo que vos faço é este: desejo e peço por vós e por cada batizado, jovem rico de bens, de relacionamentos, de vida, ou pobre, isto é, ser seduzido pelo amor do Senhor crucificado e ressuscitado. […] Portanto, queridos, recebam novamente a Regra que seu pai Francisco recebeu das mãos da Igreja. Recebam novamente a Regra, vocês que vivem nas diversas famílias e fraternidades franciscanas, renovem o vosso entusiasmo. Recebam novamente a Regra, vocês que experimentaram a doçura, mas também o cansaço e a decepção da vida; que seja para vocês uma fonte de renovada confiança no Senhor que nunca deixa de realizar a sua obra em nós, mesmo nos momentos de cansaço ou de escuridão”.

Também participou da celebração Frei Cesare Vaiani OFM, Presidente da Comissão da Família Franciscana para o Centenário Franciscano, que promoveu o evento e é composta pelos Ministros Gerais da Primeira Ordem Franciscana (Frei Massimo Fusarelli, OFM, Frei Roberto Genuin, OFMCap, Frei Carlos Alberto Trovarelli, OFMConv), pela Irmã Frances Marie Duncan, Presidente da Conferência Franciscana Internacional de Irmãos e Irmãs da TOR, e por Tibor Kauser, Ministro Geral da OFS.

Assista à gravação da celebração em www.centenarifancescani.org

Fonte: Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil

Fonte (Original): OFM