Eleito o novo governo da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil (Nordeste)

Novo governo da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil (Nordeste)

É no capítulo oito da Regra dos Frades Menores, que celebrou 800 anos de sua confirmação em 2023, que São Francisco orienta os frades sobre a eleição do Ministro que assumirá a frente da missão Provincial. Um dos detalhes do texto está na data em que este momento deve ser realizado: em Pentecostes. Podemos compreender este pentecostes muito mais do que um dia, ou uma data litúrgica, mas sim um tempo na vida da Ordem, pois é o Espírito Santo o ministro Geral mesma.

Desde o último dia 8 de janeiro os quase 80 frades provindos de todo território da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil, do Ceará a Bahia e da Alemanha se reuniram no Convento Santo Antônio no Sítio Ipuarana em Lagoa Seca para a celebração de mais um tempo forte da ação do Espírito Santo que gera comunhão, participação e unidade na vida provincial. Depois dos processos de escuta, de reflexão e de deixar-se iluminar, os frades iniciaram neste sábado o agir escolhendo os passos que serão dados nos próximos três anos com a eleição do Governo Provincial.

O Governo provincial está a serviço da Província, o seu lugar é onde a fraternidade está e sua ação se concretiza no compromisso com os irmãos. A missão dos seis definidores é contribuir com as decisões a serem tomadas pelo Ministro Provincial e pelo Vigário, ambos com a missão de Animar e fomentar o espírito missionário de todos os irmãos da Fraternidade Provincial.

O processo eletivo deu início com a invocação do Espírito Santo, seguido de um momento de Ato Penitencial e o juramento dos escrutinadores que contribuirão com a contagem dos votos. A celebração seguiu com a deposição do cargo de Ministro Provincial de Frei João Amilton e a renúncia dos Definidores, Guardiães e demais serviços. Após o juramento dos 58 capitulares em eleger o novo governo numa atitude de fé, deu início a eleição.

A eleição deu início com a votação para Ministro Provincial, após três escrutínios, Frei Rogério Lopes foi eleito. Em seguida a escolha do Vigário Provincial foi realizada com três escrutínio, assumindo o serviço Frei Marconi Lins. A eleição dos definidores veio em seguida. Os frades eleitos na ordem foram: Frei Wellington Reis da Conceição, Frei Gilmar Nascimento da Silva, Frei Francisco de Assis Beserra, Frei Lenilson Santana Santos, Frei Joanan Marques de Mendonça e Frei Alleanderson Brito.

Frei Rogério Lopes, OFM, novo Ministro Provincial da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil

Após a votação, os frades seguiram em procissão em direção a Igreja Conventual para o rito de posse do novo Governo. Ao som de cantos franciscanos, tendo a frente a cruz de Cristo ao chegar na capela a liturgia seguiu com o cântico do Magnificat, leitura do Evangelho com a homilia do mesmo e a Profissão de fé do Provincial e dos Definidores diante do presidente do Capítulo Frei Flávio Guerra. Em seguida, o secretário do capítulo fez a leitura da ata da eleição dos Definidores, a chamada de cada um e o presidente confirmou. Com o compromisso assumido de fiel e zelosamente assumir os deveres dos serviços que foram confiados pela bondade de Deus em santa obediência, nesta nossa Província de Santo Antônio do Brasil. A celebração foi concluída com bênção dada pelos noviços que vivem o ano da Provação na Casa Porciúncula e o abraço da Paz.

Frei Flávio Guerra ao novo Governo: Seguir o Evangelho é exercitar plenamente do poder serviço

Em uma breve homilia no rito de posse, o visitador Geral lembrou aos frades que Jesus inaugurou o poder serviço e o seu exemplo deve ser seguido por aqueles que assumiram alguma espaço no Governo provincial como também todos os frades da Província. “Todos vocês têm que aprender com Cristo este dom, para se colocarem a serviço da província e dos projetos de nossa entidade, porque um dos pecados da nossa ordem há muito tempo é o frade priorizar o seu projeto pessoal em detrimento do projeto fraterno da fraternidade do projeto fraterno da província fica esse alerta que todos estão a serviço de todos.”

CONHEÇA O NOVO GOVERNO PROVINCIAL:

Frei Rogério Lopes da Costa eleito ministro Provincial, nasceu no dia 11 de setembro de 1983 na cidade de Lagoa de Dentro, Paraíba. Ingressou no Postulantado no ano de 2005 em Pesqueira/PE. Fez seu ingresso no noviciado em 20 de janeiro de 2006 em Ipojuca/PE. Professou seus primeiros votos em 02 de agosto de 2007 em Ipojuca/PE. Realizou sua profissão solene no dia 10 de dezembro de 2011 em Fortaleza/CE e foi ordenado presbítero em 09 de março de 2019 no Convento São Francisco em Olinda/PE. De 2007 a 2012 cursou filosofia na Universidade Federal do Ceará (UFC) e entre 2012 e 2013 realizou uma experiência na Terra Santa/Jerusalém. De 2013 a 2017 cursou teologia na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Frei Rogério ocupou serviços de guardião, definidor e ecônomo provincial. Desde 2021 assume o serviço de pároco na Paróquia São Miguel em Ipojuca/PE.

Frei Marconi Lins de Araújo eleito Vigário Provincial, nasceu no dia 04 de outubro de 1953 em Caruaru, Pernambuco. Ingressou no Postulantado em 1973 em Lagoa Seca/PB. Fez sua vestição no dia 13 de janeiro de 1974 em Olinda/PE, onde também realizou sua primeira profissão no dia 12 de janeiro de 1975. Emitiu seus votos solenes no dia 02 de fevereiro de 1979 e foi ordenado em 08 de junho de 1980. Cursou filosofia e teologia no Instituto Teológico Pastoral do Ceará (Seminário da Prainha) entre os anos 1975 e 1980. Foi Mestre de Postulantado em Sirinhaém/PE de 1980 a 1984. De 1985 a 1987 foi pároco e guardião em Fortaleza/CE e de 1988 a 1994 na comunidade inserida em Caucaia/CE. De 1995 a 2006 na Fraternidade de Olinda/PE. Foi eleito Vigário Provincial para o sexênio 2000/2006 e no Capítulo de 2006 foi eleito Ministro Provincial, assumindo o serviço até 2014. Em 2014 foi nomeado reitor do Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé/CE e desde 2020 reside em Aracaju/SE. Frei Marconi Lins também foi animador do Serviço de Animação Vocacional e definidor provincial. No Capítulo Provincial de 2024, serviu como Coordenador Geral.

Frei Wellington Reis da Conceição eleito definidor provincial, nasceu no dia 27 de junho de 1973 em São Paulo/SP. Ingressou no Postulantado em 1994 em Sirinhaém/PE. Ingressou no noviciado em 1995 em Sítio Cruz/Garanhuns/PE e seus primeiros votos na mesma fraternidade em 14 de fevereiro de 1996. Em 1996 integrou a fraternidade inserida de Caucaia/CE e de 1997 a 2000, em Fortaleza/CE, cursou filosofia na Universidade Estadual do Ceará (UECE) e teologia no Instituto Franciscano Teológico de Olinda (IFTO). Professou seus votos solenes no dia 20 de novembro de 2000 em Fortaleza/CE e foi ordenado presbítero no dia 3 de dezembro de 2005 no Convento São Boaventura em Triunfo/PE. De 2017 a 2023, fez o seu mestrado e doutorado em Direito Canônico na Pontifícia Universidade Antonianum em Roma. É especialista em psicanálise e também em direito matrimonial. Serviu como pároco em Ipojuca, Campo Formoso e Mossoró. Atualmente reside na Fraternidade Nossa Senhora das Dores em Fortaleza/CE.

Frei Gilmar Nascimento da Silva reeleito definidor provincial, nasceu no dia 30 de agosto de 1980 em Maranguape, no Ceará. Ingressou no Postulantado em 2001 em Sirinhaém/PE. Vestiu o hábito franciscano no dia 20 de janeiro de 2002 em Ipojuca/PE, onde também fez a sua primeira profissão em 02 de fevereiro de 2003. Emitiu seus votos solenes em 06 de setembro de 2009 e foi ordenado presbítero no dia 17 de novembro de 2012. Estudou filosofia na Universidade Estadual do Ceará (UECE) em Fortaleza/CE e teologia na Faculdade São Bento em Salvador/BA. Frei Gilmar tem pós-graduação em Missiologia pela Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília (FATEO). Entre os serviços assumidos na Província, está a função de Definidor Provincial, mestre da Profissão Temporária, Secretário de Evangelização e Missão no sexênio de 2018 a 2023 e atualmente reside no Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé onde assume a reitoria desde o ano de 2021.

Frei Francisco de Assis Beserra reeleito definidor provincial, nasceu no dia 15 de junho de 1976 em Canindé no Ceará. Ingressou no Postulantado em janeiro de 2000 em Sirinhaém/PE. Realizou a vestição no dia 20 de janeiro de 2001 no Convento Santo Antônio em Ipojuca/PE e professou pela primeira vez no dia 02 de fevereiro de 2002. Sua profissão solene aconteceu no dia 29 de dezembro de 2006 em Ipojuca/PE e foi ordenado presbítero no dia 06 de novembro de 2010 em Canindé/CE. Atualmente, Frei de Assis reside na Paróquia Imaculada Conceição em Pesqueira/PE e compôs o definitório provincial no triênio de 2021 a 2023.

Frei Lenilson Santana Santos eleito definidor provincial, nasceu no dia 23 de novembro de 1976 em Aracaju, Sergipe. Ingressou no Postulantado em 2000 no Convento São Francisco de Sirinhaém/PE. Ingressou no noviciado no dia 20 de janeiro de 2001 no Convento Santo Antônio de Ipojuca/PE onde também professou os seus votos no dia 02 de fevereiro de 2002. Sua profissão solene aconteceu no dia 29 de dezembro de 2006 em Ipojuca/PE e sua ordenação sacerdotal aconteceu no dia 19 de novembro de 2011 em Aracaju/SE. Frei Lenilson já contribuiu com os serviços de guardião e definidor provincial e atualmente é pároco da Paróquia São João Batista em Igreja Nova/AL.

Frei Joanan Marques de Mendonça eleito definidor provincial, nasceu no dia 13 de agosto de 1983 em Flexeiras, Alagoas. Ingressou no Postulantado em 1 de março de 2004 em Sirinhaém. No dia 21 de janeiro de 2005 fez a sua vestição em Ipojuca e neste mesmo local emitiu sua primeira profissão no dia 02 de fevereiro de 2006. Sua Profissão Solene foi emitida no dia 16 de outubro de 2011 no Convento São Francisco em Salvador/BA. O irmão de vocação laical, atualmente, reside em Belém/PA e é formado em Teologia pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Licenciado e bacharel em História pela Universidade Católica de Salvador (UCSAL), serviu na organização do acervo documental do Arquivo Franciscano do Convento de São Francisco de Assis, na cidade de Salvador, instituição responsável pelo acervo da Província, tem pós-graduação na UNICAP em História do Nordeste, é Mestre em História pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e é doutorando em História pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Sua experiência na área de História, tem ênfase em história indígena, dedicando-se à pesquisa das expressões sociohistóricas dos povos Tiriyó, Kaxuyana e Xikyana residentes na Missão Tiriyó.

Frei Alleanderson Brito foi eleito definidor, nasceu no dia 26 de novembro de 1988 em Campina Grande na Paraíba. Ingressou no Postulantado no dia 11 de fevereiro de 2008 no Convento Nossa Senhora dos Anjos em Penedo/AL. Sua vestição foi realizada no dia 20 de janeiro de 2009 no Convento Santo Antônio em Lagoa Seca/PB, onde também aconteceu sua primeira profissão no dia 02 de agosto de 2010. No mesmo Convento, Frei Alleanderson emitiu seus votos solenes no dia 02 de agosto de 2016 e foi ordenado presbítero no dia 11 de janeiro de 2020 na Paróquia Imaculada Conceição em Mossoró/RN. Já assumiu os serviços de Animador Vocacional Provincial e atualmente é Pároco da Paróquia Imaculada Conceição em Mossoró. É formado em Filosofia pela Faculdade Católica de Pernambuco (UNICAP), em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza e em Psicologia pela Faculdade Católica de Mossoró.

 

Frei Roberto Alves | Comunicação da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil

Imagens: Frei Lorrane Clementino, OFM

Fonte: Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil