Ecônomos da Conferência do Brasil e Cone Sul se reúnem com Ministros e Custódios na Argentina

Imagem (Fonte): Convento São Francisco de Assis em Salta/Argentina (Província São Francisco Solano)

A Assembleia da Conferência Brasileira e Cone Sul ocorre duas vezes por ano, sendo cada uma sediada numa entidade da Conferência. A primeira foi realizada em Franca, no interior de São Paulo, tendo como anfitriã a Custódia do Sagrado Coração de Jesus. A segunda vai ser realizada no Convento São Francisco, em Salta, na Província São Francisco Solano, na Argentina, de 28 a 31 de agosto, tendo por objetivo a partilha fraterna e animação dos diversos serviços assumidos na Assembleia Ampliada, que foi realizada em março de 2022, em São Paulo. Este encontro também vai reunir todos os Ecônomos e colaboradores leigos dessas entidades com o Ecônomo geral Frei John Puodziunas durante dois dias.

Segundo o Definidor geral para as Conferências do Brasil e Cone Sul e Bolivariana, Frei César Külkamp, que estará presente neste evento, é um dos mandatos do Capítulo geral que se promova essa reunião com os ecônomos. “A questão econômica é um dos grandes desafios para o mundo, para as políticas, para a vida religiosa”, observa Frei César.

Como ser uma entidade sustentável, que não entre nas lógicas de mercado excludentes, que saiba trabalhar e viver deste trabalho, mas sem espírito de acumulação, serão reflexões desse encontro. “Vamos pensar os nossos valores para uma economia, vamos dizer, economia fraterna. A Ordem tem um documento muito bom sobre isso, assim como a nossa Conferência,  e tivemos vários estudos na Cúria geral sobre essa questão econômica. Já tivemos situações escandalosas que foram amplamente noticiadas. Pode ter havido ingenuidade ou ambição em situações poucas éticas. Então, queremos pensar mecanismos para uma economia que seja transparente, honesta, ética, fraterna. Ela não é nossa finalidade, mas um meio para favorecer a fraternidade, a missão, a formação”, adiantou o Definidor geral.

Segundo ele, essa organização deve ser participativa, em rede, com certos protocolos e cuidados. “Existem legislações em cada lugar e, sobretudo, os nossos princípios. A Igreja também tem insistido muito nesse ponto. Então, ele vem para um encontro com os ecônomos de cada entidade e com os colaboradores leigos mais próximos que também estarão lá juntos com os Ministros. Serão dois dias de formação sobre economia e depois o encontro continuará entre os Ministros sobre temas da Conferência”, adiantou Frei César.

Em setembro, Frei César e o Ministro Geral, Frei Massimo Fusarelli, visitarão a Província São Francisco Solano e depois a Província do Santíssimo Nome de Jesus, em Goiás, que está celebrando 80 anos de fundação. Na ocasião, Frei César ainda passará pelas Províncias da Assunção da Santíssima Virgem do Rio da Prata (Argentina e Paraguai) e Santo Antônio do Brasil.

A Conferência Franciscana do Brasil e Cone Sul (Argentina, Chile e Paraguai), que congrega os Ministros Provinciais e Custódios de 12 entidades da Ordem dos Frades Menores, é composta pelas seguintes entidades:

Do Cone Sul: Frei Carlos Paz (Província Santíssima Trindade – Chile), Frei Emilio Luis Andrada (Província da Assunção da Santíssima Virgem do Rio da Prata – Argentina e Paraguai) e Frei Daniel Alejandro Fleitas Zeni (Província de São Francisco Solano, Argentina).

Frei Daniel Alejandro Fleitas Zeni, OFM, é o atual presidente da UCLAF (União das Conferências Latino-americanas da Ordem dos Frades Menores), Ministro Provincial da Província São Francisco Solano e presidente da Conferência dos Frades Menores do Brasil e do Cone Sul, eleito em 2022 em São Paulo (SP), durante a Assembleia da Conferência.

Do Brasil: Frei Marino Pedro Rhoden (Província São Francisco de Assis); Frei Paulo Roberto (Província da Imaculada Conceição), Frei Hilton Farias de Souza (Província Santa Cruz); Frei Rogério Viterbo de Souza (Custódia das Sete Alegrias de Nossa Senhora); Frei Carlos Antônio da Silva (Província do Santíssimo Nome de Jesus); Frei Edilson Rocha da Silva (Custódia de São Benedito); Frei Antônio Pacheco Ramos (Província Franciscana Nossa Senhora da Assunção); Frei João Amilton dos Santos (Província de Santo Antônio); e Frei Fernando Aparecido dos Santos (Custódia do Sagrado Coração de Jesus).

Moacir Beggo

Fonte: Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil


Custódia SCJ: De nossa Custódia participarão os confrades, Frei Fernando Aparecido dos Santos, OFM (Custódio) e Frei Reinaldo Silva Augusto, OFM (Ecônomo Custodial).