Convento de Franca/SP celebra Quermesse em louvor a Santo Antônio e missa em gratidão pelos 75 anos da Custódia

Franca (SP) – Radiantes de alegria, o povo Francano prestigiou neste final de semana (10 a 12/06) a grandiosa e tradicional “Quermesse de Santo Antônio”, promovida pelos Frades Franciscanos, formandos e benfeitores do Convento Santa Maria dos Anjos, em vista do sustento da formação dos novos e futuros frades, que ali são formados.

Localizado na Rodovia Nelson Nogueira, Km 3,5, o Convento Franciscano abriga atualmente 8 formandos, sendo 5 aspirantes e 3 postulantes, primeira e segunda etapa respectivamente. Junto deles, residem 5 frades que conduzem e gerenciam a formação e a administração da casa formativa. Também acolhe os frades em seus retiros, assembleias, formações, dentre outros momentos da Fraternidade Custodial.

Com início marcado para sexta-feira (10), Frei Eduardo Augusto Schiehl, OFM celebrou na véspera (09), a missa de envio na intenção de todos os benfeitores e fiéis que trabalhariam durante estes dias no festejo. Louvou e rendeu graças a Deus pela disponibilidade de cada irmão e irmã que abraçou este compromisso com a Formação Franciscana. Disse ainda durante a celebração: “É o amor que nos une! É o amor que nos dá força para perseverarmos! Tudo o que fizermos, será para louvor e honra de Cristo, que nos amou e se entregou por cada um de nós!”

Ansiosos pela presença do povo de Deus, a sexta-feira (10) foi repleta de trabalho, dedicação e preparação dos últimos detalhes, para bem acolher e manifestar a alegria franciscana a todos aqueles que sustentam a formação e os frades por meio das orações e doações. As 19h aconteceu a oração do terço, seguida do levantamento do mastro em honra a Santo Antônio e a dança da quadrilha. Por fim, um dos momentos mais esperados durante estes dois últimos anos: a abertura da Festa, que foi iniciada com a oração conduzida pelo guardião, Frei Eduardo, OFM.

Repleta de amigos, conhecidos e benfeitores de toda a Fraternidade Custodial, as barracas se preenchiam com afeto, partilhas e muita festa. Não só os residentes da terra do calçado estiveram presentes, mas também toda a região e inclusive, fiéis e frades de outras localidades onde a Custódia têm presença.

O sábado (11), dia este que se recordou do aniversário de Frei Berardo Paolino, OFM, um dos primeiros frades italianos que vieram em missão para o Brasil, e que faleceu em setembro de 2014, enterrado neste Convento; aconteceu a missa presidida pelo Frei Joaquim Camilo Alves, OFM, que atualmente reside em Uberlândia/MG como pároco da Paróquia Nossa Sra. de Fátima e que tempos atrás, residiu em Franca/SP como formador. Em sua homilia, enfatizou como Santo Antônio é querido por todo o povo, em especial os mais simples e disse: “Olhemos para Santo Antônio, seu exemplo de carinho e amor, sua simplicidade e capacidade de amar e obedecer a Jesus Cristo, a exemplo do seráfico pai, São Francisco […]”. Após a celebração, iniciou-se o segundo dia da quermesse, recheada de calor humano e alegria.

Marcado com a presença do confrade e bispo, Dom Frei Irineu Andreassa, OFM, bispo diocesano de Ituiutaba/MG, o domingo (12) iniciou com a celebração eucarística por ele presidida e concelebrada pelos confrades da Fraternidade Local. Frei Irineu, OFM foi o primeiro frade a adentrar ao Convento quando construído, juntos dos formandos da época e acompanhados da imagem de Nossa Sra. de Fátima, que marcou presença durante a missa. Em sua homilia destacou a importância de deixar o Espírito de Deus conduzir as nossas vidas. Disse também, “[…] que a graça de Deus esteja sempre conosco, junto do Pai, em unidade com o Filho, sob a ação do Espírito Santo, trindade esta, que nos ensina e nos faz amar, nos faz sermos pessoas que radiam alegria e amor por onde passamos”.

A celebração também foi marcada pela memória e recordação dos primeiros frades italianos missionários, uma vez que a Custódia está em ano jubilar, celebrando seus 75 anos de presença no interior de São Paulo e Triângulo Mineiro. Na oportunidade, o guardião, Frei Eduardo, OFM recordou a importância do povo para os frades e agradeceu pelo amor e carinho a cada frade que por aqui já passou, reside e que ainda passará. Terminada a celebração, deu-se continuidade a festa de Santo Antônio, sendo este o terceiro e último dia.

Gratos a Deus pela disponibilidade de todos que colaboraram, bem como dos que estiveram presentes e puderam prestigiar essa tradicional quermesse, a Fraternidade Local roga a Deus suas bençãos e dádivas por cada um. A você que de maneira direta ou indireta, colaborou e ainda colabora com o bom êxito da formação e do Convento Franciscano Nossa Sra. dos Anjos de Franca/SP, Deus vos abençoe sempre!

Fraternalmente,

Frei Alef Henrique Pavini, OFM