Casa Maternal São Francisco de Assis de Franca/SP, completou os seus 50 anos de história e evangelização franciscana

Frente da Casa Maternal São Francisco de Assis de Franca/SP

O último dia 06 de abril, teve como marco a comemoração do Jubileu de Ouro da Casa Maternal São Francisco de Assis de Franca/SP, uma das Obras Sociais presentes no território custodial, que há 50 anos evangelizam os pequenos, naquela porção do povo de Deus.

O trabalho realizado pela Casa Maternal São Francisco de Assis iniciou a partir da idealização de um grupo de paroquianos da Paróquia São Judas Tadeu de Franca/SP, que no início da década de 70, criaram a “Ação Social Franciscana”. O grupo, juntamente com os frades que ali estavam, lutaram pela construção da querida “Creche da São Judas”, como é carinhosamente conhecida por todos. Segundo alguns documentos, é registrado que a instituição teve o seu início no dia 06 de abril de 1971, celebrando neste ano do Senhor, os seus 50 anos.

Nos sonhos do pequeno grupo que deu origem a tal trabalho, e que perpetua ainda hoje, uma coisa é certa: A Providência Divina nunca faltou! No início, conseguiram o terreno para a construção da creche e o recurso utilizado era oriundo do trabalho destes que iniciaram este lindo projeto, sem participação alguma do poder público.

Conseguiram através de promoções, arrecadarem recursos para primeiro construí-la e depois para mantê-la funcionando. As cuidadoras das crianças eram voluntárias e chegaram até bater de porta em porta, pedindo a doação de alimentos para oferecerem a alimentação às crianças, que de início eram 20; todas residentes na região da creche.

Frei Mauro Luiz de Oliveira, OFM com as crianças da Casa Materna São Francisco de Assis de Franca/SP

Para tornar-se efetivamente a “creche” na estrutura que hoje encontramos, criou-se a primeira diretoria no ano de 1971, quando a partir de então passou a se chamar: “Casa Maternal São Francisco de Assis”. Somente a partir de 1988, que na constituição foi previsto que creche é direito da família e dever do Estado; passou-se a ter a participação do poder público na manutenção da mesma.

 Atualmente a creche é administrada por uma diretoria de 29 paroquianos. A diretoria tem, juntamente com a coordenação da creche, a função de administrar a subvenção recebida do município através do convênio com a Secretaria Municipal de Educação, bem como, conduzir a todos os trabalhos realizados pela obra social.

A Casa Maternal São Francisco de Assis atende hoje 96 crianças, com a faixa etária de 9 meses a 3 anos e 11 meses, e tem como missão: “Oferecer às crianças o bem estar e a proteção integral, visando seu desenvolvimento nos aspectos sociais, emocionais, cognitivos e espirituais”.

Agradecemos a Deus pelo empenho de todos os envolvidos e gratos somos por todo o trabalho realizado em prol dos menos favorecidos. Que estes 50 anos sirvam de combustível para se manter acessa a chama da solidariedade franciscana.

Que Deus sempre vos dê a paz!

Fraternalmente,

Equipe de Comunicação


ALGUNS TESTEMUNHOS

Papa Francisco: colocar-se à disposição dos outros, amando não com palavras, mas com fatos

Presidente da CNBB faz homenagem às mães, em ocasião do “Dia das Mães” comemorado no próximo domingo

CF 2022: CNBB recebe propostas de identidade visual até o dia 17 de maio

6º Domingo da Páscoa: “Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor!”

Frei Wanderley Figueiredo, OFM realiza Visita Canônica na Fraternidade de Olímpia/SP

Papa Francisco estabelece ministério de catequista

Iº Encontro Interprovincial de Postulantes das entidades que compõem o Noviciado Comum de Catalão/GO foi realizado em Franca/SP

Papa Francisco na Audiência Geral: O fruto da oração é o maior milagre que um cristão pode realizar