Aconteceu em Olímpia/SP a XXVIIIª Assembleia dos Frades de Profissão Temporária

Aconteceu entre os dias 11a 15 de julho, nas dependências do Convento São Boaventura de Olímpia/SP, a XXVIIIª Assembleia dos Frades de Profissão Temporária, com o Tema: “E o Senhor me deu irmãos” e o Lema: “Fraternidade como valor central das relações”.

Estiveram presentes, Frei André Felipe Pereira Martins, OFM; Frei André Luis dos Santos, OFM; Frei Luiz Carlos da Silva Pinto, OFM; Frei Paulo Henrique Castro Souza, OFM; Frei Vinicius Felipe Armani Pedro, OFM, residentes na Fraternidade Franciscana de Betim/MG (Província Santa Cruz – MG) e os confrades, Frei Cristiano Nobre de Oliveira, OFM e Frei Vinícius Alves de Oliveira, OFM, residentes na Fraternidade Franciscana de Bebedouro/SP.

Destarte, é importante salientarmos que segundo o Regimento da Assembleia dos Frades de Profissão Temporária, “a natureza da mesma se constitui como encontro dos frades de profissão temporária para celebrar, partilhar e avaliar a própria caminhada vocacional, bem como o itinerário formativo da Custódia, visando o seu aperfeiçoamento” (cf. Art. 1).

Fora um momento de grande valia para nosso crescimento humano e espiritual, pois podemos assim dizer que a Assembleia tem por eixo norteador também animar-nos vocacionalmente acerca do chamamento que o Senhor nos faz a segui-lo (cf. Mt 9,9) e acima de tudo buscar no amor respondê-lo a cada dia. E por meio da dinâmica construída em conjunto na programação da mesma, pudemos vivenciar muitos momentos importantes na nossa vida como irmãos menores e seguidores de Cristo a modo de São Francisco, como a fraternidade, partilha, oração e trabalho.

Alguns momentos vivenciados e que foram de suma importância destacamos, a saber: a partilha dos novos locais onde residimos e às novas experiências que estamos obtendo nas fraternidades franciscanas que estamos situados; os diálogos com o Secretário para a Formação e os Estudos, Frei Valdemir Nelo Rufino, OFM (Frei Miro) e com o Custódio, Frei Fernando Aparecido dos Santos, OFM, que levaram-nos a refletir as dimensões de nossas vidas e histórias para a caminhada formativa como Frade Menor enquanto formandos de nossa Custódia.

Outro instante fora uma reflexão que fizemos de um material acerca do “Código de Conduta – Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis”, onde dialogamos que o mesmo é de caráter importantíssimo nesse tempo em que estamos vivendo, um tanto pertinente nas nossas vidas, como Igreja e discípulo missionário do Senhor. E por fim, não podíamos deixar de mencionar a visita às obras sociais de Bebedouro/SP a qual fora de enriquecimento espiritual e humano, pois, conhecemos tanto a Casa de Santa Clara como o Educandário de Santo Antônio, onde Frei Valmir Ramos, OFM, o responsável pelos mesmos nos apresentou.

Assim sendo, confiantes na benevolência do Senhor e a proteção de Vossa Santíssima Mãe, Rainha dos Anjos, que os acontecimentos desta Assembleia dos Frades de Profissão Temporária, sejam frutuosos, guardando o espírito de oração e devoção como nos pede nosso Pai Seráfico São Francisco de Assis, para vivenciarmos e perfazermos nossa vida seguindo o Senhor. 

Fraternalmente,

Frei Vinícius Alves de Oliveira, OFM