Durante os dias 04 e 13 de maio, a Fraternidade Franciscana e fiéis da Paróquia Nossa Sra. de Fátima de Marília/SP, estiveram empenhados em vivenciar a solenidade de sua padroeira, celebrada no último dia 13.
É uma devoção vinda de Fátima/Portugal, com mais de 100 anos de história, com a aparição aos pastorinhos. Repleta de devoção, também foi celebrada com muito fé em nossa paróquia, localizada no bairro Fragata, em Marília/SP.
Foram dias intensos e contou com a presença de frades e padres para colaborar nos festejos. A cada dia uma temática, a saber:
- 1º DIA: “Eu sou o pão da vida!” (Jo 6, 35)
- 2º DIA: “Todos serão discípulos de Deus!” (Jo 6, 45)
- 3º DIA: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem vida eterna!” (Jo 6, 54)
- 4º DIA: “A quem iremos Senhor? Tu tens palavras de vida eterna!” (Jo 6, 68)
- 5º DIA: “Eu e o Pai somos um!” (Jo 10, 30)
- 6º DIA: “Eu vim para que tenham vida e tenham em abundância!” (Jo 10, 10)
- 7º DIA: “As obras que eu faço em nome do meu Pai dão testemunho de mim” (Jo 10, 25)
- 8º DIA: “Eu não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo” (Jo 12, 47)
- 9º DIA: “Quem recebe aquele que eu enviar, recebe a mim!” (Jo 13, 20)
Começamos por rezar o Santo Terço durante os nove dias de novena, antes da celebração eucarística, motivados a rezar como Nossa Senhora havia pedido aos pastorinhos, contendo uma reflexão em cada mistério e no final do terço, a Missa com a temática proposta. Houve também um arco para as preces dos fiéis.
No dia 13, dia da padroeira, logo pela manhã tivemos a Santa Missa às 7h. Às 10h ocorreu a carreata com a imagem de Nossa Senhora de Fátima, abençoando os hospitais e a Comunidade Santa Clara; e no final teve a bênção dos carros. Ao meio dia, houve a oração do Santo Terço e às 15h, a celebração eucarística dedicada aos enfermos.
À noite realizamos a procissão luminosa, saindo da praça em frente ao Colégio Integração e caminhamos até a paróquia. Terminada a celebração solene de Nossa Sra. de Fátima, aconteceu a Festa em louvor a Padroeira, com venda de comidas, bebidas; carregadas de alegria e fraternidade.
Rogamos a Virgem de Fátima que olhe por nossa comunidade, bem como por todo o povo de Deus, para que possam sempre perseverar no serviço e no amor, como o próprio Cristo nos ensinou.
Frei Paulo Henrique Castro Souza, OFM