Que o Senhor nos dê a paz!
A nossa Fraternidade Provincial inicia este penúltimo mês de 2021 orando ao altíssimo e glorioso Deus e aprendendo a “esperançar” pelo evento maior que estamos por celebrar no Seminário Santo Antônio, Agudos, SP, entre os dias 22 a 30 de novembro: o nosso Capítulo Provincial.
O nosso Capítulo Provincial, inicialmente previsto e planejado para ser um Capítulo intermediário, necessariamente transformou-se em Capítulo eletivo segundo as leis da Igreja e da Ordem. Isso por força maior, depois que o Ministro Provincial, Frei César Külkamp, foi eleito Definidor Geral da Ordem. Sem dúvida, tudo isso nos inquietou e obrigou-nos a colocar mais “coração” nos preparativos finais, particularmente no processo das indicações eletivas.
Contudo, mesmo com essa surpresa no processo da condução do Capítulo, a Comissão Preparatória não alterou e nem perdeu de vista o foco maior quanto ao tema e lema, inspirados na Encíclica Fratelli Tutti n.8 e nos Documentos da Ordem: “Juntos que se constroem os sonhos” e “Fraternidade contemplativa em Missão: nossa regra é o Evangelho, nosso claustro é o mundo”, presentes na arte de Frei Gabriel Dellandrea, ilustrando a capa desta edição das Comunicações, e por ele elucidado na página ao lado (577).
Agudos nos espera! Espera a presença da Fraternidade Provincial para este “Pentecostes” que congrega irmãos na sua mais rica diversidade, assim como Francisco de Assis, segundo a linguagem de São Boaventura, aguardava ansiosamente os irmãos “no eremitério de Santa Maria da Porciúncula, a fim de distribuir a cada um deles a porção da obediência, segundo a medida da distribuição divina na terra da pobreza” (LM 5,10.1).
Agudos nos espera! Espera com o cuidado que se faz necessário no que diz respeito aos protocolos sanitários básicos para um encontro desta natureza, ainda em tempo de cuidados por conta da Covid-19. Por essa razão, a Comissão Preparatória do Capítulo orientou o procedimento a cada frade capitular e, em parceria com o SEFRAS, gerou um protocolo sanitário preventivo, feito com base na Fiocruz, que serve como prevenção e cuidados recíprocos a serem observados no desenvolver do Capítulo.
Agudos nos espera! Espera para rever irmãos que há tempos não se viam e nem se encontravam por conta das necessárias precauções exigidas em tempos de pandemia. Que o Capítulo seja expressão da minoridade, da fraternidade e da mútua pertença, assim descrita por Frei Tomás de Celano: “Quando se reuniam em algum lugar, ou quando se encontravam em viagem, reacendia-se o fogo do amor espiritual, espargindo suas sementes de amizade verdadeira sobre todo o amor […] Reuniam-se com prazer e gostavam de estar juntos: para eles era pesado estarem separados, o afastamento era amargo e doloroso estarem desunidos” (1Cel 38-39).
Agudos nos espera! Espera por uma fraternidade de irmãos que, juntos, desejam construir os sonhos de novos castelos e brasões assinalados pelo mistério da cruz, isto é, de “irmãos que procuram orientar sua vontade pela vontade de Deus” (cf. 1Cel 5-6). Espera por irmãos que sonham juntos! Espera por irmãos que fogem das ilusões e das miragens” do grande senhor da Apúlia” (LM 1,3) para “reinterpretar os divinos mistérios” no retorno à originalidade de Assis, mesmo se este retorno, como o de Francisco, exige o “vencer-se a si mesmo” para ser, na realidade de hoje, novos cavaleiros de Cristo (cf. LM 1,5), dispostos a descer do cavalo da comodidade, despidos da armadura do individualismo e da autorreferencialidade, para abraçar com alegria e audácia os novos leprosos excluídos pela “globalização da indiferença”.
Agudos nos espera! Espera a chegada de irmãos dispostos a “tratar da maneira como melhor observar a Regra” (LTC 57,2). Irmãos dispostos a acolher o diagnóstico da nossa realidade Provincial que será apresentado pelo Visitador Geral, Frei César Külkamp, com suas forças e oportunidades, fraquezas e ameaças, e juntos traçarmos um caminho “de acordo com o conselho de Deus” (LTC 57,3), no sonho de sermos uma “Fraternidade contemplativa em missão”.
Que a partir de Agudos o Senhor nos abençoe pela intercessão de São Francisco e de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão: “Terminado o Capítulo, abençoava todos os irmãos…” (LTC 59,9). E “concedia a licença e a obediência de pregar àqueles que dentre eles tinham o espírito de Deus e eloquência para pregar, tanto clérigos quanto leigos. Eles, de sua parte, recebiam a sua bênção com grande alegria no Senhor Jesus Cristo” (LP 40). Abençoados e enviados como “fraternidade contemplativa em missão”, neste “claustro que tem as dimensões do mundo” (JV), tendo como regra o Evangelho.
Bem-vindos a Agudos… bem-vindos ao Capítulo Provincial!
Frei Fidêncio Vanboemmel, OFM
(Ministro Provincial – Província Franciscana da Imaculada Conceição)
Fonte: Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil