Entre os dias 09 e 16 deste mês, a Fraternidade Franciscana do Convento Santa Maria dos Anjos de Franca/SP, recebeu com muito carinho o Visitador Geral Frei Wanderley Gomes de Figueiredo, OFM, membro da Custódia Franciscana das Sete Alegrias de Nossa Senhora (MT e MS). O mesmo foi nomeado pela Ordem dos Frades Menores para fazer as visitas nas fraternidades da Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus que se prepara para seu Capítulo Custodial no final do mês de novembro.
O Visitador foi recebido pelos frades e postulantes no dia 09 de junho. Como toda boa acolhida franciscana, a recepção foi feita no refeitório com um caprichoso café da tarde. Depois do café, o guardião da fraternidade, Frei Eduardo Augusto Schiehl, OFM, motivou um momento de espiritualidade, animando os confrades e formandos para uma abertura de espírito para a acolhida graciosa do amor de Deus.
A visita se deu como o próprio Frei Wanderley, OFM havia pedido, muito simples e fraterna de forma que desde o início, o Visitador já se fazia um membro da fraternidade. Os dias que se seguiram foram preenchidos com as conversas pessoais, com cada frei e com os postulantes.
Além das conversas internas, a fraternidade preparou dois momentos com os leigos. Um primeiro encontro online se deu com a Ordem Franciscana Secular (OFS), Fraternidade Fonte Colombo e com a Juventude Francisca (JUFRA), Fraternidade Frei Leão. Além das reuniões com a Família Franciscana, Frei Wanderley Figueiredo, OFM se encontrou, também de forma remota com um grupo de leigos que ajudam e são presença constante na vida do nosso Convento.
Contudo, os dias que se passaram não se resumiram à reuniões e conversas. A descontração e o descanso foram conciliados com um bom passeio na cidade de Delfinópolis/MG. A fraternidade programou um passeio no pé da serra, para que o Visitador pudesse contemplar a beleza que circunda a nossa região. Os frades também o levaram para conhecer o mosteiro de Claraval/MG e uma fábrica de sapato, uma das economias da cidade de Franca/SP.
Frei Wanderley, OFM cumpriu com o seu desejo inicial, ao dizer para a fraternidade que a Visita Canônica, mais do que exortativa e jurídica tende a ser uma oportunidade de animar os frades na caminhada vocacional e institucional. Isso se deu pela leveza dos dias que se passaram inundados da alegria, da simplicidade e da fraternidade.
O encerramento da Visita Canônica se deu na quarta-feira (16) com o capítulo local, juntamente com a celebração Eucarística, onde num momento oportuno o Visitador fez a leitura do seu relatório. Após o capítulo, Frei Wanderley Figueiredo, OFM também demonstrou seus dotes culinários e serviu aos frades, concluindo a visita com boas risadas e aquela comida boa!
Fraternalmente,
Frei Eduardo Augusto Schiehl, OFM