
Uberlândia (MG) – Entre os dias 12 e 14 de setembro de 2025, a Fraternidade Nossa Senhora de Fátima, em Uberlândia/MG, acolheu rapazes vocacionados para um fim de semana de oração, convivência e discernimento, bem como os frades membros do PVF (Pró-Vocações Franciscanas), sob a coordenação do confrade, Frei Reinaldo Silva Augusto, OFM, estiveram para a divulgação do trabalho e lojinha franciscana.
O Encontro Vocacional, teve como tema “O amargo me tornou doçura”, reuniu frades, aspirantes, postulantes e convidados em um clima de simplicidade e fraternidade, tão próprio do carisma de São Francisco de Assis.

Na noite de sexta-feira (12), os participantes foram recebidos calorosamente pela fraternidade. Após o jantar e a palavra de boas-vindas da Fraternidade Local, houve uma dinâmica conduzida pelo Frei Pedro Neto Alves Lima, OFM, favorecendo a integração dos vocacionados, e foi encerrado com um momento de oração orientado pelo Frei José Carlos Costa Santos, OFM, junto aos aspirantes e postulantes, preparando espiritualmente todos os participantes para um final de semana inspirador e de discernimento vocacional franciscano.

O sábado (13) iniciou-se com a oração da manhã, conduzida pelo Frei Lucas de Oliveira Santos, OFM, reforçando o sentido de entrega e escuta. Após o café, os vocacionados realizaram uma visita social, experiência que marcou profundamente o grupo ao mostrar, na prática, a dimensão concreta da caridade franciscana.

No período da tarde, Frei Lucas Oliveira, OFM apresentou a explanação do tema “O amargo me tornou doçura”, levando os vocacionados a refletirem sobre como as dores e dificuldades podem ser transformadas em graça e esperança à luz do Evangelho e da vida, pessoal a partir da história de vida de São Francisco de Assis. A tarde, houve um momento com duas profissionais psicólogas que também ajudaram no diálogo sobre o autoconhecimento e a dimensão humana da vocação, levando em consideração uma decisão vocacional assertiva.

O noite foi marcada ainda pelo recreio fraterno em clima de festa, porque a Fraternidade Custodial celebrava o aniversário natalício do seu confrade Frei Joaquim Camilo Alves, OFM, tornando a experiência ainda mais alegre e comunitária.

No domingo (14), o dia iniciou com momentos de conversa individuais entre os frades da Animação Vocacional e cada vocacionado, para escutar suas histórias de vida e experienciar na partilha de cada um no processo de Acompanhamento Vocacional. O ponto alto foi a Santa Missa, quando toda a Fraternidade Local, os formandos e os vocacionados se reuniram, junto a comunidade local, ao redor da mesa da Palavra e da Eucaristia, fonte da vocação e da Vida Franciscana. Após a missa, a convivência seguiu em clima de alegria até o almoço de encerramento.

O Encontro Vocacional deixou nos participantes a marca da fraternidade simples e alegre. Inspirados por Francisco de Assis, os jovens puderam experimentar que a vocação se constrói no encontro com Deus, na escuta da Palavra e na vivência comunitária.

“Assim como Francisco transformou o sofrimento em louvor, também somos chamados a deixar que o amargo de nossas lutas se torne doçura no seguimento de Cristo”, destacou o Frei Lucas Oliveira, OFM em sua reflexão.
Deus abençoe cada vocacionado por intercessão de São Francisco de Assis. Amém!
PAZ e BEM!
Frei Suelton Costa de Oliveira, OFM (Vice-Coordenador do SAV)