Franca (SP) – Entre os dias 6 e 8 de dezembro de 2024, no Convento Santa Maria dos Anjos, em Franca/SP, aconteceu o Encontro Vocacional dos vocacionados aprovados para a admissão ao Aspirantado 2025. Promovido pelo Serviço de Animação Vocacional (SAV) da Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus, o encontro reuniu 5 jovens vocacionados, são eles: João Vitor Rossini de Monte Aprazível/SP, João Pedro Urakawa de Marília/SP, Ricardo Guerim de Ituverava/SP, Alisson Ferreira de Severínia/SP e Gabriel Rocha de Marília/SP. Eles, que, com entusiasmo e fé, deram mais um passo em direção à experiência da Vida Religiosa Franciscana.
Com uma programação cuidadosamente preparada, o encontro foi marcado por momentos de espiritualidade, convivência fraterna e formação, bem como com um momento de orientações acerca dos documentos e preparativos para a futura admissão, destacando a essência do carisma franciscano: a simplicidade e a busca pela comunhão com Deus e com o próximo.
O encontro iniciou na noite da sexta-feira (06) com a chegada dos vocacionados e Frades que compõem o SAV. Na oportunidade, foi-se preparado um momento de Oração do Ofício Divino das Comunidades, dirigida pelos Aspirantes e Postulantes. Nesta oração, os participantes são interpelados para a partilha da vida, do processo de caminhada vocacional pessoal, trilhado durante o ano, e também a uma reflexão meditativa da Palavra de Deus, fonte de inspiração do chamado e alimentação espiritual.
A acolhida aconteceu na sexta-feira à noite, com uma oração que abriu o coração dos participantes para o final de semana que estava por vir. Em seguida, um jantar comunitário e a exibição de um filme formativo: “Na natureza selvagem” (2007), que conta a história real de Christopher que, após se formar na faculdade, decide abandonar sua vida confortável e doações financeiras para buscar liberdade e um sentido mais profundo na vida. Ele embarca em uma jornada pelos Estados Unidos, convivendo com pessoas de diferentes estilos de vida e enfrentando desafios na natureza. A história, comovente e reflexiva, explora temas como autodescoberta, liberdade e as relações humanas, essências para ajudar os vocacionados na reflexão.
O sábado (07) iniciou com a Celebração Eucarística, seguida por um dia intenso e enriquecedor. Momentos formativos e diálogos abertos marcaram a manhã, proporcionando reflexões sobre o chamado vocacional e os desafios da caminhada franciscana. À tarde, a Fraternidade ganhou espaço com atividades de trabalho conjunto e esportes, que reforçam o laço fraterno entre os vocacionados e equipe formadora. O dia culminou em um Lucernário e o Recreio Fraterno, trazendo à tona a alegria do encontro, da espiritualidade e da convivência.
No domingo (08), o clima de oração e simplicidade se manteve. Após as orações matinais, os vocacionados participaram de uma Celebração Eucarística que transbordou gratidão pelo caminho percorrido. O encerramento, regado a um almoço festivo, simbolizou o envio dos jovens para continuar o discernimento vocacional com o coração pleno de esperança, junto a seus familiares, preparando-se para, no próximo ano, viverem intensamente esta vida que desejam abraçar.
O Encontro dos Admitidos reafirma o compromisso da Fraternidade Custodial em cultivar o chamado de Deus na vida de cada vocacionado. Em um mundo repleto de opções, esses dias vividos no Convento em Franca/SP mostraram-se como um oásis de meditação e entrega, convidando os vocacionados a abraçarem a vida religiosa com coragem e fé.
Na oportunidade, agradecemos a equipe do SAV que abraçou este serviço durante o triênio 2022-2024, na pessoa do Frei Eduardo Augusto Schiehl, OFM, que se dedicou com afinco nesse trabalho tão edificante e singular para a Ordem. A messe é grande e os trabalhadores são poucos! Que Deus fortaleça a vida de cada confrade que se dedica neste campo de missão e doam suas vidas em prol do Reino de Deus. De modo particular, Deus por intercessão de São Francisco de Assis abençoe a nova equipe que na pessoa do Frei Alef Henrique Pavini, OFM, que assume o SAV no próximo triênio 2025-2027.
Que o exemplo de São Francisco continue a inspirar esses jovens a seguirem na leveza do Evangelho e na construção de uma vida consagrada ao serviço da Igreja e dos irmãos e irmãs.
O Senhor nos dê a Paz!
Frei Suelton Costa de Oliveira, OFM (Vice-Coordenador do SAV)