Convento de Franca/SP acolheu jovens/rapazes para o 4º Encontro Vocacional Franciscano deste ano

Franca (SP) – A Fraternidade Santa Maria dos Anjos de Franca/SP, acolheu durante os dias 20 a 22 de setembro, jovens e rapazes para participação no 4° Encontro Vocacional Franciscano da Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus. O encontro foi promovido pelo SAV (Serviços de Animação Vocacional) de nossa Custódia e contou com a participação de 17 jovens, provindos de todos os regionais de nossa entidade. Essa 4ª edição de 2024 teve por tema: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus.” (Lc 9,62).

Os jovens foram acolhidos com um delicioso café da tarde, iniciando assim a convivência fraterna a partir da sexta-feira (20). As 19h, Frei Eduardo Augusto Schiehl, OFM, guardião da Fraternidade, bem como coordenador dos SAV, fez um breve momento de acolhida e apresentações. Na oportunidade, nos falou a respeito do Evangelho, tema que norteou o encontro, e do Evangelho em sua amplitude e totalidade, que é a nossa Regra e Forma de Vida. Em seguida, para render graças a Deus pelos irmãos que Deus nos mandou, celebramos o recreio fraterno.

No sábado (21), introduzimos aos vocacionados a vida de oração de um Frade Menor, participando da Eucaristia e vivendo outros vários momentos que alimentam em nós o espírito de devoção, como por exemplo, a meditação da Coroa Franciscana e Adoração ao Santíssimo Sacramento. Trabalhamos juntos, mostrando-os que também o trabalho na vida do Frade Menor é uma poderosa forma de afugentar o ócio, como diz nosso pai São Francisco em seu Testamento: “E eu, trabalhava com as minhas próprias mãos e quero trabalhar. E quero firmemente que todos os outros Irmãos se ocupem num trabalho honesto. E os outros que não sabem trabalhar, que o aprendam, não por salário do trabalho mas por causa do bom exemplo e para afastar a ociosidade.” Vivenciamos ainda uma fraterna cooperação, para a melhor organização em nossa casa.

No encontro com o Psicólogo Humberto, tiveram a oportunidade de conversar sobre seus receios e desafios, frente a vocação que querem abraçar. Além disso, ainda neste mesmo dia, foi sugerido um momento de esporte, onde na oportunidade jogaram vôlei e usufruíram do espaço para louvar pelo dom da Fraternidade reunida. A noite vivenciamos o Luau Franciscano, um momento propício de encontro com o amado, deixando aflorar de nosso interior tudo que nos ajudaria a ter uma boa conversa com a equipe do SAV. O encerramento do encontro aconteceu no domingo (22). Durante a Santa Missa (10h), Frei Eduardo, OFM enfatizou que somente quem ama, compreende a lógica do amado.

Rezemos por nossos jovens/rapazes vocacionados, para que o Senhor os mantenha perseverantes, e que o mesmo Senhor, continue suscitando generosas vocações para o Seu Santo Serviço no Mundo.

Fraternalmente,

Mizael da Silva Rodrigues (Postulante)