Nesta quarta-feira (01/03) aconteceu a primeira reunião do Secretariado para a Missão e Evangelização da Custódia. O mesmo aconteceu na cidade de Franca/SP, no convento Santa Maria dos Anjos, durante todo o dia.
O secretariado é composto pelas seguintes frentes de missão existentes na Custódia e seus respectivos frades responsáveis: Paróquias (Frei Mauro), Obras Sociais (Frei Valmir), SAV – Serviço de Animação Vocacional (Frei Eduardo), JPIC – Justiça, Paz e Integridade da Criação (Frei João Paulo), Juventudes (Frei Lucas Oliveira), Comunicação (Frei Suelton), Educação (Frei Everton), o Custódio (Frei Fernando) e o Secretário da Equipe (Frei Lucas Lisi).
Na carta/convite, o Secretário, Frei Lucas Lisi, motivou os confrades da equipe: “Caro confrade do Secretariado de Evangelização Missionária, Paz e Bem! (…) Peço-vos que levem para o momento da partilha, previsto para o início da reunião, um breve esboço dos trabalhos realizados no ano cessante de sua frente de missão e os trabalhos previstos para este ano, sobretudo, leve, se possível, qual ajuda será necessária por parte do secretariado para a concretização das atividades previstas em seu apostolado.”
A parte da manhã seguiu com as partilhas de cada frente missionária, com seus desafios, demandas e esperanças. Antes da partilha, é bom frisar que, alguns confrades que participaram da Assembleia Missionária da Conferência Brasileira e Cone Sul que aconteceu em Brasília/DF no mês de janeiro, recordaram um pouco desse encontro e destacaram sobre a reformulação da Ratio Evangelizationis da Ordem que vem passando por mudanças significativas e sempre procurando responder as realidades onde estão presente cada fraternidade franciscana.
Frei Valmir destacou que “o Encontro precisava fazer memória, repescar o que foi pensado e discutido já em outros encontros passados, para que pudesse agilizar mais os trabalhos atuais, claro que levando em consideração as realidades de hoje com suas tecnologias e avanços”. Também já se pensa em uma nova nomenclatura para esse serviço da qual se discute entre “Secretariado para Missão Evangelizadora” ou “Secretariado para Evangelização Missionária”.
Na parte da tarde foi finalizada algumas partilhas dos serviços e adentrou-se no questionário que se refere ao Instrumentum Laboris, sendo útil para a elaboração da Ratio Evangelizationis da nossa Ordem, pedida pela mesma que cada fraternidade responda, no espírito de sinodalidade. São 20 questões divididas em 5 áreas temáticas, cada uma com 4 questões: “As questões individuais de cada área inspiram a reflexão sobre as diferentes linhagens, preferencialmente nas fraternidades locais. Para encorajar a participação das entidades da Ordem na preparação da Ratio”.
Por fim, foi-se falado sobre a participação dos representantes dos leigos e leigas no Secretariado, buscando, assim, que a equipe se proponha em trabalhar juntos, buscando fazer um caminho do qual os membros leigos(as) possam cada vez mais adentrar e compreender nossa forma de vida e missão para bem melhor evangelizarmos e estarmos juntos do povo de Deus.
PAZ e BEM!
Frei Suelton Costa de Oliveira, OFM