O Ministro Geral chegou para visitar a nossa Custódia! Fraternidade e Obras Sociais de Bebedouro/SP acolhem Frei Massimo Fusarelli, OFM

Frei Valmir Ramos, OFM, Frei Nivaldo Pasqualim, OFM e Frei Fernando, OFM com o Ministro Geral e o Definidor Geral em Bebedouro/SP

Bebedouro (SP) – Os frades da Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus jubilosos estão, pois desde a madrugada deste sábado (18), o Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores, Frei Massimo Fusarelli, OFM chegou ao território custodial para uma visita fraterna. Junto dele está o confrade Frei César Külkamp, OFM, Definidor Geral para a América Latina e ambos aterrizaram no Aeroporto Leite Lopes de Ribeirão Preto/SP nos primeiros minutos deste dia. Após o desembarque, partiram na companhia do Custódio, Frei Fernando Ap. dos Santos, OFM para a cidade coração, Bebedouro/SP.

Recepcionados pelos confrades da Fraternidade Sagrado Coração de Jesus de Bebedouro/SP, Frei Valmir Ramos, OFM e Frei Nivaldo Pasqualim, OFM, foram conduzidos aos aposentos para descansarem e em breve, iniciarem oficialmente a visita, conforme o cronograma preparado. Pela manhã rezaram as laudes e tomaram café com a Fraternidade Local.

Frades, colaboradores e voluntários na entrada da Casa de Santa Clara de Bebedouro/SP

Iniciando a visita, o Ministro Geral e o Definidor Geral foram conduzidos para a Casa de Santa Clara, uma das obras sociais acompanhadas pela Custódia. Fundada no ano de 2004, a Casa de Santa Clara é uma instituição franciscana que atua no índice de desenvolvimento humano de crianças, adolescentes e jovens de 0 a 18 anos incompletos, em situação de risco pessoal e social ou abandono, funcionando também em regime de abrigo. Atualmente a instituição assiste 92 crianças, adolescentes e jovens, sendo 7 deles abrigados, residindo na casa de acolhida. Frei Valmir Ramos, OFM é o atual presidente desta obra social e a Vilma Fornazari, benfeitora e paroquiana dos franciscanos é a vice-presidente.

Os confrades conheceram todo o complexo da Casa de Santa Clara e alguns dos seus voluntários e colaboradores. Frei Valmir, OFM conduziu explicando o funcionamento da entidade e apresentou de maneira escrita, junto das colaboradoras e voluntárias presentes, todos os índices e destaques da obra social.

“É muito gratificante poder acolher e poder contar com a presença franciscana neste lindo trabalho em prol dos menos favorecidos de nossa cidade. Saber que eles nos apoiam, estão juntos conosco nesta luta e que rezam por nós, é para nós motivo de muita alegria e esperança. Nos motiva a sermos perseverantes neste árduo trabalho. Que Santa Clara nos ajude sempre a termos a graça da perseverança e alegria para bem desempenhar essa missão que é por todas as razões, como o lema desta instituição”, disse a vice-presidente, Vilma Fornazari.

Frei Massimo Fusarelli, OFM com alguns colaboradores do Educandário Santo Antônio de Bebedouro/SP

Após visita à Casa de Santa Clara, Frei Valmir Ramos, OFM conduziu Frei Massimo Fusarelli, OFM e Frei César Külkamp, OFM ao Educandário Santo Antônio, uma outra obra social da cidade de Bebedouro/SP acompanhada pela Fraternidade Custodial. Recepcionados pelos seus colaboradores, ao longo do percurso foram contando a história da instituição, bem como todo o seu funcionamento. Hoje o presidente e a vice-presidente do Educandário são leigos e benfeitores, Mário Ribeiro e Márcio Heloisa Iquegami.

Fundado no dia 06 de fevereiro de 1958, o Educandário Santo Antônio é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que surgiu em forma de orfanato. Em 1974, o atendimento de internato mudou para semi-internato. No ano de 1978, iniciou o atendimento em período integral passando a oferecer também Educação, iniciando-se pela Educação Infantil e ampliando seu atendimento, implantou o Ensino Fundamental e Médio, este último encontra-se suspenso desde 2007. É uma instituição social que atua nas áreas de educação e assistência social. São atendidos 275 crianças e adolescentes diariamente em período integral por meio do Programa de Educação Básica e do Programa de Apoio Socioeducativo, bem como 200 Famílias são assistidas através do Programa de Apoio Sociofamiliar, como forma de prevenção, proteção e combate às vulnerabilidades sociais.

“Gratos somos pela presença do sucessor de São Francisco em nossa instituição! É uma honra recebê-lo nesta entidade que há anos luta pelo desenvolvimento humano. Saber que os frades rezam e estão conosco nesta missão nos motiva a não desanimarmos diante das dificuldades de tamanha estrutura”, ressaltou a vice-presidente do Educandário Santo Antônio, Márcia Iquegami.

Frei Fernando, OFM e Frei Massimo, OFM no pátio do Educandário Santo Antônio de Bebedouro/SP

Finalizadas as visitas, o Ministro Geral e o Definidor Geral se despediram da Fraternidade Local e partiram rumo a Fraternidade e Santuário Nossa Sra. Aparecida de Olímpia/SP, dando continuidade assim ao cronograma proposto. Rogamos a Deus pelo bom êxito da visita do Ministro Geral em nossa Custódia e suplicamos que São Francisco, nosso Seráfico Pai o auxilie nesta árdua missão de conduzir e animar os frades menores espalhados por todo o mundo.

Fraternalmente,

Frei Alef Henrique Pavini, OFM