Relatório do Secretariado para a Missão e Evangelização e eleição do novo governo, marcam o terceiro dia de capítulo

A quarta-feira (24) foi um dia intenso para os frades de nossa Custódia. Iniciando o dia com a Oração das Laudes seguida da Santa Missa, os frades se ocuparam na primeira parte da manhã com a leitura do relatório do Secretariado para a Missão e Evangelização, feita por Frei Luiz Fernando Nunes Leite, OFM, Secretário para a Missão e Evangelização da Custódia.

Tendo ouvido o relatório, na segunda parte da manhã, os frades se dirigiram para a reflexão dos temas propostos nos grupos de trabalho, sendo realizada a partilha das reflexões logo em seguida.

Após o almoço, houve a apresentação e apreciação dos artigos dos Estatutos Particulares da Custódia, cuja a equipe instituída para este fim reconheceu a necessidade de atualização de acordo com as necessidades do tempo e as atuais reflexões de nossa Ordem. Tendo sido realizada a votação das mudanças, os frades destinaram-se a um intervalo, para que posteriormente pudesse ser eleita a nova Animação Custodial, que conduzirá a Custódia pelos próximos três anos.

Inicialmente reunidos na capela, e sob a presidência do Visitador Geral, Frei Wanderley Gomes de Figueiredo, OFM, os frades iniciaram o rito de eleição invocando o Espírito Santo, emitindo as promessas de que votariam conforme a inspiração do mesmo Espírito.

Também os escrutinadores das votações, anteriormente escolhidos pela assembleia capitular, prometeram diante de Deus e do Visitador Geral cumprirem  rigorosamente o seu papel.

A primeira eleição a ser realizada foi a de Custódio. Neste caso, conforme manda a legislação atual da Ordem, o governo geral envia uma lista tríplice com os nomes dos frades que, após a consulta aos capitulares, podem ser votados e atendem aos critérios pré-estabelecidos.

Para este capítulo, a lista trazia o nome do Frei Fernando Aparecido dos Santos, OFM (atual Custódio), Frei Valdemir Nelo Rufino, OFM e Frei Valmir Ramos, OFM (ex-Definidor Geral da OFM para a América Latina – 2015/2021). Os frades reelegeram Frei Fernando Aparecido dos Santos, OFM, para continuar como Custódio e sequencialmente, os frades elegeram Frei Valmir Ramos, OFM para a serviço de Vigário Custodial.

Deu-se início então a votação para conselheiros. Para este serviço são eleitos quatro frades entre os professos solenes, sendo a profissão solene o único pré-requisito para se exercer este serviço. Após a votação, conforme se é estabelecido nos documentos da OFM, foram eleitos os seguintes frades: Frei José Aécio de Oliveira Filho, OFM, Frei Sérgio Ferreira Cintra, OFM, Frei Lucas Lisi Rodrigues, OFM e Frei Valdemir Nelo Rufino, OFM.

Visitador Geral cumprimentando o Vigário Custodial e os Conselheiros eleitos, após o rito de posse!

Tendo-se encerrado as votações, os frades se dirigiram novamente à capela para o rito de posse para as quais foram eleitos. Frei Wanderley Gomes, OFM, nosso Visitador Geral, presidiu o rito e em seguida Frei Fernando, OFM, dirigiu-se aos frades explanando sua alegria em poder continuar servindo a Fraternidade Custodial, neste árduo serviço de animar e coordenar os trabalhos de toda a Custódia. Posteriormente, o Custódio reeleito dispensou a Benção sobre todos os frades.

Novo Governo Custodial (da esquerda para a direita): Frei Valdemir Nelo Rufino, OFM (Conselheiro), Frei José Aécio de Oliveira Filho, OFM (Conselheiro), Frei Valmir Ramos, OFM (Vigário Custodial), Frei Fernando Aparecido dos Santos, OFM (Custódio), Frei Sérgio Ferreira Cintra, OFM (Conselheiro) e Frei Lucas Lisi Rodrigues, OFM (Conselheiro).

A Fraternidade Custodial rendeu graças a Deus pela novo governo eleito cantando o “Te Deum”, e elevando a Deus suas preces e rogos pelo sucesso dessa nova equipe de animação custodial. Deus os Ilumine e o Espirito Santo lhes ensine seu santo modo de operar.

Frei Lucas de Oliveira Santos, OFM


RESUMO | 3º DIA – Capítulo Custodial (2021)


“Sob as Asas do Espírito”

Rê-Construindo a Esperança

No cantar da Vida cotidiana!

No cantar da Esperança

A Vida que fica!

A Coragem de Anunciar

O Reino da Vida!

Chamado = uma Vocação

Experiência de Vida

Amor = Doação!

O Tempo é Graça de Encontro

No Mistério Divino!

Na Singularidade de cada Irmão

Um rico Instrumento de transformação!

No Caminhar da Vida

Uma Estrada é Construída!

Ao Contemplarmos o Mistério da Cruz

Encontramos a Porta do Céu!

Disponibilidade na Missão

É sinal de Frutos de cada “dom” dos Irmãos!

No Espírito de Oração e Devoção

Os Frutos se Multiplicarão!

Liberdade de Expressão

Enriquece o Coração!

O Zelo no cuidado pela Vida

É Esperança garantida!

Cumprindo a Vontade de Deus

Se Convertem Muitos Corações!

Ao Sopro do Espírito

 Mentes e Corações se Iluminam!

Sob as Asas do Espírito

Caminhamos sempre Unidos!

Feri José Antônio Alves de Souza, OFM

A homilia deve despertar e não adormecer a alma, disse o Papa no Angelus

Frades de Profissão Temporária participam da Semana Interprovincial de Formação Franciscana

3º Domingo do Tempo Comum: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir!”

2º Domingo do Tempo Comum: “Fazei o que ele vos disser!”

Mensagem do Papa Francisco para o XXX Dia Mundial do Doente

Definitório Geral com o Papa Francisco: “Vimos o afeto do Papa por nós, franciscanos no mundo!”

Eleito o novo governo da Província Santa Cruz (MG)

No convento de Franca/SP, cinco jovens são admitidos ao Postulantado