Frei Wanderley Figueiredo, OFM foi acolhido pela Fraternidade do Noviciado Comum de Catalão/GO para a Visita Canônica

Fraternidade do Noviciado Comum de Catalão/GO com o Visitador Geral, Frei Wanderley Gomes de Figueiredo, OFM

Nestes últimos dias, 09 a 14 de março, ano do Senhor dedicado a São José, aconteceu na Fraternidade do Convento Santíssimo Nome de Jesus de Catalão/GO a Visita Canônica realizada pelo Frei Wanderley Gomes de Figueiredo, OFM, Visitador Geral para o Capítulo Custodial da Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus (SP e MG).  A fraternidade visitada é o Noviciado Comum, composto por três entidades da Ordem: Província do Santíssimo Nome de Jesus do Brasil (GO/TO e DF), Custódia Franciscana das Sete Alegrias de Nossa Senhora (MT e MS) e a nossa entidade que abrange o território do interior de São Paulo e Triângulo Mineiro.

O Visitador Geral chegou próximo do almoço (09), acompanhado pelo confrade Frei Mauro Luiz de Oliveira, OFM da fraternidade de Araguari/MG. A fraternidade local estava em um mutirão produzindo pamonhas. Frei Jair Cruz, OFM (Mestre dos Noviços) e Frei Valdemir Nelo Rufino, OFM (Guardião) estavam ausentes, pois se encontravam em reuniões nos territórios de suas entidades, mas que chegaram para a Visita Canônica.

A Visita Canônica iniciou-se oficialmente no dia 10 com a Santa Missa às 18h, presidida por Frei Wanderley, OFM e concelebrada pelos confrades Frei Valdemir, OFM (Guardião) e Frei João Mário, OFM (Vice-Mestre e Ecônomo). Ao final da celebração, o Visitador Geral destacou a importância do Noviciado Comum, visto pela Ordem como resposta para o nosso tempo. Ressaltou que aqui acontece a fraterna experiência das entidades envolvidas, representadas pelo Coetus Formatorum.

Seguindo com a Visita Canônica, Frei Wanderley, OFM realizou uma conversa pessoal com o guardião e membro de nossa Fraternidade Custodial, Frei Valdemir, OFM (Frei Miro); durante a tarde, reuniu-se com o guardião e os demais frades do Coetus Formatorum, sendo Frei Valdemir, OFM (Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus – SP e MG), Frei Jair Cruz, OFM (Província do Santíssimo Nome de Jesus do Brasil – GO/TO e DF) e Frei João Mário, OFM (Custódia Franciscana das Sete Alegrias de Nossa Senhora – MT e MS), membro da mesma entidade que o Visitador Geral.

Visitador Geral com os Noviços – 2021 (Catalão /GO)

Frei Wanderley, OFM durante a noite desceu para o Eremitério, onde passou por um momento de recolhimento e silêncio. Na manhã seguinte (12), retornou e realizou um momento de formação e informação com os frades noviços acerca da sua visita; o olhar na Ordem dos Frades Menores; os desafios e esperanças como respostas para o amanhã da Ordem. Posterior a formação, retornou para o Eremitério para concluir as leituras dos livros da fraternidade, bem como vivenciar seu momento de silêncio.

Recreio Fraterno e homenagem ao Visitador Geral, Frei Wanderley Gomes de Figueiredo, OFM

Houve na noite do sábado (13), um momento de confraternização e os noviços aproveitaram para realizar um agradecimento ao Frei Wanderley, OFM pela sua presença simples, fraterna e alegre na fraternidade. Na manhã do domingo (14) encerrou-se a Visita Canônica com a Celebração Eucarística, presidida por Frei Wanderley, OFM e concelebrada pelos frades do Coetus Formatorum do Noviciado Comum.

Ressaltou ao final da celebração em seus agradecimentos a importância desse projeto nos moldes da Ordem dos Frades Menores, no hoje da história. Fez memória que no próximo ano a experiência do Noviciado Comum completará 20 anos de trabalho fraterno entre as três entidades do Brasil e agradeceu a Deus por todos os frutos durante estes anos de unidade.

Coetus Formatorum do Noviciado Comum de Catalão/GO com o Visitador Geral… (da esquerda para a direita): Frei Jair Cruz, OFM (Mestre dos Noviços), Frei Valdemir, OFM (Guardião), Frei Wanderley, OFM (Visitador Geral) e Frei João Mário (Vice-Mestre dos Noviços e Ecônomo)

Durante a visita, Frei Wanderley, OFM manifestou sua alegria em poder retornar ao Noviciado Comum, onde ja colaborou com formações, retiros, etc. A Fraternidade do Noviciado Comum de Catalão/GO agradece e reza constantemente para que a Visita Canônica na Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus seja frutuosa e carregada de partilhas e bençãos de Deus.

Fraternalmente,

Frei Valdemir Nelo Rufino, OFM (Guardião)

2º Domingo da Páscoa: “Bem-aventurados os que creram sem terem visto!”

Papa Francisco: Os santos nos lembram que a santidade pode florescer em nossas vidas

Papa contra a desigualdade: os direitos humanos são para todos!

O Papa na Segunda-feira do Anjo: encontrar Cristo significa descobrir a paz do coração

Domingo da Páscoa: O sepulcro está vazio, Ele vive!

Mensagem do Custódio em ocasião da Páscoa

Vigília Pascal: “Ele ressuscitou! Não está aqui.”

Mensagem de Páscoa da Irmã Cleusa, presidente da CFFB