Iniciamos o dia com a exposição do Santíssimo Sacramento e oração das Laudes na capela. Após o café tivemos a primeira colocação do dia com o tema “a vocação dos Doze e a nossa vocação” à luz de Mateus 9,35 / 10,10.
Jesus chama seus discípulos e os envia para libertar as pessoas dos espíritos impuros, curar as doenças, ressuscitar os mortos e purificar os leprosos. Somos também chamados e enviados por Jesus para colaborarmos no anúncio do Reino de Deus. O retiro é uma ocasião para revermos as etapas de nossa vocação e com autenticidade e fidelidade renovar nosso seguimento do Senhor dentro do carisma franciscano.
Dom Paulo Beloto convidou-nos à um exame de consciência e aproveitarmos o retiro para nos encontrarmos com a misericórdia de Deus pelo sacramento da confissão. Às quinze horas nos reunimos na capela para a oração da Hora Média, depois prosseguimos com uma reflexão sobre a importância da oração e da Eucaristia na vida do consagrado.
Às dezoito horas celebramos a missa com partilha sobre a nossa vivência eucarística. Depois do jantar, encerramos o dia rezando a Coroa Franciscana das Alegrias de Nossa Senhora.
Paz e Bem!
Frei Joaquim Camilo Alves, OFM