PVF faz visita à Fraternidade e Paróquia Nossa Sra. de Fátima de Uberaba/MG

Neste último final de semana (03 e 04/09), a Fraternidade Local, bem como a Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Uberaba/MG, receberam a visita dos Frades e Aspirantes, onde na oportunidade divulgaram o PVF (Pró-Vocações Franciscanas), um dos serviços da Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus. Durante a visita, os membros do PVF contaram com a presença e ajuda do Vinícius Prado, vocacionado de nossa Custódia, natural de Uberaba/MG.

“A natureza do PVF é promover o carisma do pobrezinho de Assis e buscar recursos de forma transparente para manutenção onerosa do processo formativo. O percurso formativo e acadêmico de um frei franciscano demanda um longo tempo e recursos financeiros. O PVF vem para ajudar nesse percurso e deseja proporcionar o necessário para nossos formandos, contribuindo no ideal de transformação da sociedade e contribuindo para uma Igreja cada vez mais iluminada pelo amor, pela fraternidade, pela paz e justiça, virtudes inauguradas pelo santo de Assis”. (1)

Os Freis Franciscanos do PVF desenvolvem esse trabalho visitando todas as Paróquias da Custódia, proporcionando aos leigos paroquianos, amigos e simpatizantes do carisma franciscano, a possibilidade de participação com maior conhecimento sobre a vida nas casas de formação, sobre as relevantes atividades que nesses ambientes são desenvolvidas. As pessoas que se interessam e se sensibilizam por este importante trabalho formativo, podem se tornar Benfeitores da Custódia, cooperando no custeio da formação dos futuros frades, e também mediante orações constantes pelos frades e formandos.

Frei João Paulo Gabriel Mendes de Moraes, OFM, coordenador do PVF da Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus, nos falou sobre esse trabalho e convidou toda a comunidade da Paróquia Nossa Senhora de Fátima a participar do PVF (Pró-Vocações Franciscanas).

Todo apoio é bem-vindo porque o longo período de formação de um Frade e Presbítero demanda recursos humanos e financeiros, e sobretudo, carece realmente de constantes orações para que novos vocacionados se aproximem e para que aqueles que estão vivenciando o processo formativo franciscano perseverem e concluam sua formação, iniciando sua vida pastoral e missionária.

Expressão de solidariedade e de gratidão, portanto, é a natureza dessa participação a que somos convidados. Na vida de cada um de nós, quantos Freis e Presbíteros nos confortaram, nos orientaram e fortaleceram, sobretudo, mediante o anúncio da Palavra de Deus, alimento espiritual partilhado na Mesa da Palavra, o Ambão, e pela consagração do Pão e do Vinho que opera a transubstanciação das duas espécies no Altar, nos convidando a receber o Sacramento da Eucaristia, o Corpo e o Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.

No Artigo 3 do Catecismo da Igreja Católica, “O Sacramento da Eucaristia”, encontramos o termo “Fração do Pão” como um dos nomes que são atribuídos a este sacramento: “Fração do Pão – porque este rito, próprio da refeição dos judeus, foi utilizado por Jesus quando abençoava e distribuía o pão como presidente da mesa, sobretudo quando da última Ceia. Foi por este gesto que os discípulos o reconheceram, após a ressurreição. Com esta expressão, os primeiros cristãos denominaram as suas assembleias Eucarísticas. Queria dizer com isso que todos os que comem do único pão partido, Cristo, entram em comunhão com ele e formam um só corpo nele”. (CaIC, n.1329, p.366).

E também, nos é apresentado, no Artigo 3 do CaIC, outro termo, “Santa Missa”: “Santa Missa – porque a liturgia, na qual se realizou o mistério da salvação, termina com o envio dos fiéis (“missio”: missão, envio) para que cumpram a vontade de Deus em sua vida cotidiana”. (CaIC, n.1332, p.367).

Quando recebemos a visita destes queridos irmãos em missão, a alegria de sua presença nos contagia e nos faz meditar em todos estes aspectos referentes ao contato com a Palavra de Deus e à sua aplicação em nossa vida cotidiana e também concernente à fração e partilha do pão, nossa comunhão com Cristo “que nos torna participantes de seu Corpo e de seu Sangue, para formarmos um só corpo”. (CaIC, n.1332, p.367). Somos responsáveis, portanto, uns pelos outros, precisamos cuidar de nós mesmos e de cada um, de toda a casa comum, nosso Planeta, na medida do possível, orando sempre para que Deus nos socorra e conceda o impossível que somente Ele pode nos outorgar.

Agradecemos a visita do PVF (Pró-Vocações Franciscanas), na pessoa de Frei João Paulo Gabriel Mendes de Moraes, OFM e dos Aspirantes, Anderson Marques e Naedson Carlos Marques da Silva, à nossa Paróquia, e que prossigam esse abençoado trabalho na graça de Deus, evangelizando e convocando a todos nós, discípulos e missionários, a participarmos da seara do Cristo também em prol das vocações!

PASCOM (Paróquia Nossa Sra. de Fátima – Uberaba/MG)

Adaptações: Frei Alef Henrique Pavini, OFM


(1) Disponível em www.ofmscj.com.br/pvf

CATECISMO da Igreja Católica. São Paulo: Loyola e Petrópolis: Vozes, 2017, p.366-367.