Postulantes desenvolvem trabalhos de JPIC no Patronato São Francisco de Assis de Garça/SP

Garça (SP) – Em resposta aos discursos ecológicos do Papa Francisco frente a realidade gritante de mudanças climáticas, o Patronato São Francisco de Assis de Garça/SP, vem desenvolvendo um trabalho de formação e conscientização embasado nas encíclicas Laudato Si’ e Fratelli Tutti, e motivados pelas comemorações do mês de São Francisco, o “mês da Ecologia Integral: Tudo está interligado” que é celebrado todo ano no mês de outubro, nas dependências da instituição.

Em preparação para as celebrações e formação, os postulantes da Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus estiveram no Patronato para a revitalização da horta com materiais recicláveis, recolhidos pelas famílias dos inscritos e pela comunidade paroquial, na cidade de Garça/SP, e pelos próprios postulantes, fruto de uma campanha na cidade de Franca/SP, iluminado pelos valores de Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC).

Os jovens Misael da Silva Rodrigues, Ítalo da Costa Dantas e Luciano da Silva se empenharam em pôr em prática os valores franciscanos, olhando para a natureza como pilar principal da integração da humanidade na dinâmica pedagógica de apresentar a horta e o trabalho com a terra de forma divertida e contagiante para as crianças.

O trabalho foi compartilhado com as crianças da turma Paz e Bem I (de 10 a 14 anos) que se divertiam enquanto ajudavam a construir os novos canteiros. Na dinâmica, os postulantes apontavam que após esse trabalho, as hortaliças ali plantadas serão o alimento nos pratos, quando estiverem no refeitório e inclusive, podem tornar-se preparados para o cultivo de hortas visando uma renda familiar. 

A horta do Patronato é fruto do projeto “Mãos na terra”, que tem por finalidade o cultivo de hortaliças para o consumo das crianças, estimulando-as à alimentação saudável e livre de agrotóxico, e também aproximá-las no contato com a “mãe terra, que nos sustenta, governa, produz diversos frutos, flores coloridas e ervas” (Cântico das Criaturas).

Em sintonia com este trabalho, o projeto “Artesanato” segue produzindo um tapete de mosaico com tampinhas recicláveis, a fim de continuar o estímulo das crianças inscritas, envolvidas no projeto.

Em síntese, o Patronato em sintonia com a formação inicial dos Frades Franciscanos da Custódia, está respondendo aos anseios da Igreja, da Sociedade, transformando as realidades das famílias assistidas, cumprindo a missão da Instituição e da Formação Franciscana.

Frei João Paulo Gabriel Mendes de Moraes, OFM