Aos confrades e a todos os irmãos e irmãs em Cristo Jesus, toda a paz e todo bem!
“ALEGRAI-VOS!
Não tenhais medo. Ide anunciar aos meus irmãos
que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão!” (Mt 28, 9-10)
Alegrai-vos! Este é o imperativo que o Senhor ressuscitado dá às mulheres ao amanhecer daquele primeiro dia da semana, o domingo da ressurreição. Elas buscavam por alguém morto, incapaz; mas, eis que o anjo as surpreende e lhas adianta a boa notícia: “não tenhais medo. Ele não está aqui. Ressuscitou!”. Um misto de incredulidade, medo, surpresa e alegria invadiu o coração daquelas mulheres. Mas, bastou o encontro com o próprio Ressuscitado para que a esperança e a paz plenificassem o coração delas e de todos os crentes.
Alegrai-vos é o imperativo, o mandato que o mesmo Ressuscitado ainda hoje faz ecoar para além dos nossos ouvidos. É um imperativo de fé e esperança que atinge o nosso coração, vai ao âmago para nos fazer compreender que a vida prevalece e prevalecerá sempre para os que creem e buscam o Senhor mesmo diante de tantos sinais de morte e desesperança hodiernos.
Alegrai-vos, irmãos e irmãs! Eu repito, alegrai-vos, pois, o Senhor verdadeiramente ressuscitou. Essa é a nossa fé e a nossa esperança. Que o Ressuscitado resplandeça sobre nós a sua luz e que, a exemplo das mulheres, testemunhas da primeira hora, exultemos e corramos para anunciar a essa grande alegria com o compromisso de vida em favor de toda a humanidade e de toda a obra criada.
Recebam o meu fraterno abraço com os melhores votos de uma feliz e santa Páscoa cheia de amor e renovação, extensivos à vossa família e toda a comunidade.
Cordialmente,
Frei Fernando Aparecido dos Santos, OFM (Custódio)