Irmãs Pequenas Missionárias Eucarísticas: 50 anos de presença missionária no Brasil!

“Deus não se deixa vencer em generosidade”

1974 – 2024

Jubilosos, os frades da Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus se unem em preces pelas Irmãs Pequenas Missionárias Eucarísticas (PME), por celebrarem neste ano os 50 anos de presença da congregação no Brasil.

Para comemorarmos e rendermos graças a Deus por tal dádiva, o nosso Santuário Nossa Aparecida de Olímpia/SP acolherá a todos para a celebração eucarística no próximo dia 21 de janeiro (domingo) às 11h. A missa será presidida pelo Bispo Diocesano de Barretos/SP, Dom Milton Kenan Júnior; e contará com a presença de vários sacerdotes e religiosos, dentre eles o nosso Custódio, Frei Fernando Aparecido dos Santos, OFM.

Ao longo da história de nossa Custódia, uma de suas belas páginas, foi a chegada das primeiras irmãs ao território Custodial. Frei Justino di Giorgio, OFM, Frade Franciscano provindo de uma de nossas províncias-mãe, a Província de Nápoles/Itália, um dos primeiros missionários, era conhecido da Madre Ília Corsaro, PME e estava trabalhando na cidade de Olímpia/SP. Ela dirigiu-se a ele para pedir-lhe apoio, encorajada pelo fato de que a Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus dependia diretamente da Província Napolitana.

O confrade pareceu entusiasmado e disse que ter a colaboração das irmãs é o mais belo presente que sua vida religiosa e sacerdotal já teve. Visando apressar a chegadas das irmãs, primeiras missionárias para a realidade brasileira, chegam no dia 29 de janeiro de 1974 no Aeroporto de Guarulhos/SP as seguintes irmãs:

  • Ir. Cristina Schiano di Scioarro, PME
  • Ir. Josefina Causa, PME
  • Ir. Maria Gabriella Tortorelli, PME

Frei Justino, OFM e o Sr. Hermenegildo Spijurim, aguardavam ansiosos as referidas irmãs missionárias. Elas ficaram em Bebedouro/SP até o dia 03 de fevereiro de 1974, convivendo com as Irmãs de Santa Dorotéia, no Colégio Anjo da Guarda, quando então chegaram em Olímpia/SP.

“[…] confio a vocês a minha juventude de quarenta e cinco anos atrás, quando comecei cheia de entusiasmo e de ideais. Sim, confio esta obra a voc6es, numa terra nova, entre irmãos cuja língua, desejos, necessidades, ainda não entendem bem… Porém, como a linguagem do amor é universal com vigor vos digo: ‘Amem, amem, façam o bem, dêem a todos o bem, o Sumo bem, se Ele está vivo e palpitante em seus corações, O dêem a todos!” […], disse a Madre Ília Corsaro, PME às primeiras irmãs missionárias em sua carta enviada ao Brasil.

Rendamos graças a Deus pela vida e vocação de cada religiosa, que se dispôs a viver a radicalidade do Evangelho em suas vidas, anunciando a dádiva do amor, da fraternidade e minoridade em terras brasileiras. Nossa Fraternidade Custodial se alegra e agradece constantemente a Deus pela presença das Irmãs Pequenas Missionárias Eucarísticas em nossas Frentes de Evangelização, de modo especial, na Cidade Menina Moça, a amada cidade de Olímpia/SP.

Deus vos conceda a graça da perseverança e realização na vocação abraçada!

Fraternalmente,

Frei Alef Henrique Pavini, OFM