Frei José Luiz, OFM: “Frei Lucas, o altar do religioso franciscano é a Fraternidade!”

Afonso Cláudio (ES) – Dando continuidade ao Tríduo Vocacional em preparação para a Ordenação Presbiteral de nosso confrade, Frei Lucas de Oliveira Santos, OFM, o segundo dia foi iniciado pela manhã, com um delicioso café bem preparado pelos seus familiares que, desde o início de nossa chegada aqui em Afonso Cláudio/ES, tem nos acolhido de maneira extraordinária. A alegria e o clima de familiaridade é destacado a cada momento, virtudes franciscana que se tornam cada vez mais dilatado nos corações de quem acolhe e quem são acolhidos para essa festa em que nos preparamos, em orações, preces e fraternura, junto com nosso irmão, Frei Lucas, OFM, que se entregará ao Ministério Sacerdotal por amor a Deus, a Igreja e ao povo.

Após o delicioso café preparado pela família do nosso confrade, nos dirigimos até a “Sociedade Civil de Amparo a Velhice – Ninho de Amor” para, juntos com os nossos irmãos e irmãs idosos, celebrar a Eucaristia fonte e ápice da vida e da missão da Igreja. Foi um momento oportuno para estreitarmos os nossos laços com Deus e com nossos irmãos e irmãs. A eucaristia foi presidida pelo nosso confrade, Frei Valdemir Nelo Rufino, OFM (Frei Miro).

Em sua reflexão, Frei Miro, OFM comparou o nosso corpo com uma cabana. Tal cabana, chegado o fim da nossa vida, e dado a quantidade de experiencias vividas, já não é capaz de abrigar-nos dentro dela, e por isso, partimos para um lugar maior e pleno, o céu, o coração de Deus. Com os idosos, aprendemos a sabedoria do bem viver. 

Logo no período da noite, tivemos um momento muito especial com toda a comunidade reunida na Paroquia São Sebastião, matriz da cidade de Afonso Cláudio/ES, igreja essa na qual acontecerá a Ordenação Presbiteral do confrade, Frei Lucas, OFM. O “Lucernário”, celebração das luzes, tem grande importância na espiritualidade franciscana, com o rito cheio de simbolismo, como as velas, o incenso e o povo de Deus reunido, cantando salmos e meditando o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.

A celebração deu-se início as 19h30, com os Frades Franciscanos, formandos e toda a assembleia reunida. Frei Jose Luiz da Costa, OFM realizou um momento de reflexão muito profundo para com nosso irmão, Frei Lucas Oliveira, OFM, retomando as palavras do santo evangelho. Ressaltou a importância da vocação estar fixada em Cristo, pois Ele é o nosso verdadeiro sustento, que nos permite vivenciar uma vida de doação total, com seus desafios e alegrias.

E completou: “Frei Lucas, OFM você tem a missão de em sua vida contemplar a mesa eucarística, o banquete celeste, juntamente com a mesa da fraternidade, a partilha de vida com os seus irmãos. É um constante morrer para o mundo e suas riquezas, e abraçar o que para o mundo é loucura, de uma vida casta, obediente e pobre! O altar do religioso franciscano é a Fraternidade, lugar este onde se encontra Cristo nos irmãos!”

Após realizado este momento celebrativo, Frei Lucas, OFM juntamente com a Fraternidade Custodial, agradeceu ao povo de Deus ali presente, e ao pároco a Padre Rodrigo Chagas, pela acolhida em sua comunidade.

Frei Lucas, OFM ao término, reforçou o convite para o terceiro e último dia do Tríduo em preparação para a sua Ordenação Presbiteral, que com a graça de Deus e pela intercessão da Virgem Maria, Rainha dos Menores, celebraremos nesta próxima sexta-feira, 02 de fevereiro de 2024.

Que nosso Pai seráfico São Francisco de Assis, interceda pela vida e missão de nosso irmão, Frei Lucas Oliveira, OFM, que irá se tornar sacerdote para igreja Deus e para os homens.

Fraternalmente,

Frei Ariel Altman Garcia, OFM