Frades Ministros Provinciais e Custódios visitam o Noviciado Comum Franciscano de Catalão/GO

Os frades Ministros Provinciais e Custódios, das cinco entidades que compõem o Noviciado Comum Franciscano de Catalão/GO, realizaram a primeira visita oficial do ano aos noviços de 2023. A visita teve início na tarde da sexta-feira (28) e concluiu com a santa missa na manhã deste domingo (30) do Bom Pastor.

Na ocasião, os Ministros Provinciais e Custódios puderam conversar com os noviços das suas respectivas entidades e também se reunirem com Coetus Formatorum do Noviciado Comum. Foi um momento propício para a partilha da caminhada dos noviços nestes primeiros 4 meses do ano, de como tem sido a integração da turma com um todo e, sobretudo, a novidade dos dois noviços do Cone Sul (Paraguai e Chile) que passaram a integrar o Noviciado Comum a partir de janeiro desse ano. A caminhada e a integração foram avaliadas como positivas e sem grandes dificuldades. A turma tem a sua característica própria de maturidade e tem correspondido bem aos apelos da formação e demandas do noviciado.

Ainda nesta reunião, retomou-se à leitura e ajustes do convênio do Noviciado Comum Franciscano, ajustando à nova realidade de composição com as 5 entidades presentes agora. Feitas as correções e ajustes, o convênio foi aprovado ad experimentum e será apreciado nas instâncias cabíveis de cada entidade e retificado ou ratificado no próximo encontro dos Ministros Provinciais e Custódios com o Coetus Formatorum do noviciado em outubro próximo.

O sábado (29) foi encerrado com fraternal recreio preparado pela Fraternidade Local e o encontro foi concluído com a missa dominical nesta manhã, presidida pelo Frei Rogério Viterbo de Souza, OFM (Custódio – Custódia Franciscana das Sete Alegrias de Nossa Senhora) e concelebrada pelos demais ministros e frades presentes.

Desejamos que o Senhor, o único, verdadeiro e Bom Pastor continue sustentando a cada um de nós em sua vocação, especialmente, os noviços, dando-lhes perseverança, fidelidade e alegria.

Fraternalmente,

Frei Fernando Aparecido dos Santos, OFM (Custódio)