Iniciou-se ontem (27/12) no Convento Santa Maria dos Anjos, em Franca/SP, a Assembleia Ordinária dos Frades da Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus. A Assembleia é um momento oportuno onde os Frades se reúnem como Fraternidade Custodial para reencontro, partilha, avaliações e definições.
Pela manhã, para que aconteça uma boa Assembleia, os Frades reunidos na capela conventual, rezaram, cantaram e louvaram a Deus invocando sua presença e pedindo a intercessão do Espírito Santo para que conduza todo esse momento pois, como cantavam, “Estaremos aqui reunidos, como estavam em Jerusalém, pois só quando vivemos unidos, é que o Espírito Santo nos vêm”.
Para animar toda a Fraternidade, o Custódio, Frei Fernando, OFM, deu as boas-vindas a todos os confrades e convidou o Visitador Geral, Frei Luís Augusto Ferreira Lessa, OFM, da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil (Nordeste) para nos dirigir algumas palavras. O Frei Guto, OFM como é conhecido entre os frades, foi designado pela Cúria Geral da Ordem para visitar cada Fraternidade e os confrade da Custódia. Na oportunidade, o confrade se apresentou e nos dirigiu palavras fraternas e evangélica no sentido que essa missão que ele se dispõe, o faz recordar que a visita traz em si elementos importantes como a acolhida, a escuta e o diálogo, fundamentos que humanizam e tão pertinentes em nossos tempos e, especialmente, para a vida fraterna.
Frei Guto, OFM trouxe a importância que foi a visita de Maria Santíssima à Isabel que trouxe uma grande alegria: a vinda do grande amor, o Emanuel, Deus conosco. Com isso, resume a mística desse serviço de visita a cada irmão e cada frente de evangelização, na escuta atenta também do povo que colabora na missão dos frades dessa Custódia.
Em seguida, foi partilhado sobre as ideias que cada Fraternidade trouxe com as respostas para o questionário proposto pelo Conselho Custodial, que focou na busca incessante de uma Fraternidade Custodial mais humanada, no diálogo e discernimento fraterno para dar passos fundamentais onde a vida humana, a vida fraterna, venha antes do que as estruturas; e isso é uma reflexão inerente franciscana.
Também o Serviço de Animação Vocacional (SAV), na pessoa do Frei Eduardo Augusto Schihel, OFM, animou os frades trazendo uma proposta de um “Ano Vocacional Custodial” neste ano que iniciaremos (2024), onde ele relembrou que cada frade é um promotor vocacional e que vamos juntos disseminar a Cultura Vocacional em nossas Frentes de Evangelização. Para esse ano especial, o SAV fará algumas atividades e as desenvolverá nas realidades onde somos presença, visando animar e buscar suscitar vocações com orações, debates, encontros, etc.
O dia foi bem dinamizado na linha da sinodalidade, buscando ouvir cada frade, rodas de grupos, trocas de ideias e propostas dentro das temáticas: Vida Fraterna, Redimensionamento, Vocações e Economia.
Os trabalhos deste dia foram finalizados com a Celebração da Eucaristia que na ocasião celebrou-se os 30 anos de Ministério Sacerdotal dos confrades: Frai Mauro Luiz Oliveira, OFM, Frei Nivaldo Pasqualim, OFM e Frei Valmir Ramos, OFM, bem como do confrade, Frei Joaquim Camilo Alves, OFM que completou 25 anos de Vida Religiosa.
Pedimos as bênçãos de Deus e a intercessão de São Francisco para que nos dê sabedoria e luzes na certeza de que nosso caminho seja trilhado com as bagagens do projeto do Altíssimo e Glorioso Deus, que ilumina as nossas trevas e nos concede uma fé reta, esperança certa e perfeita caridade. Assim seja!
PAZ e BEM!
Frei Suelton Costa de Oliveira, OFM