No dia 31 de janeiro de 2023, a CCAU (Creches Comunitárias Associadas de Uberlândia) realizou em parceria com a Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus, a Pedagogia Franciscana, contando com todos os educadores da instituição.
A Pedagogia Franciscana tem por finalidade refletir junto aos educadores de obras sociais da Custódia (Interior de São Paulo e Triângulo Mineiro) e quem interessar, a forma franciscana de tratar a educação, a partir dos exemplos e ensinamentos de Francisco e da escola franciscana.
No ano de 2022, na cidade de Bebedouro, SP, foi realizada a Jornada da Pedagogia Franciscana contando com cerca de 170 participantes, dentre estes, educadores da CCAU, em que participaram e viram a importância de levar essa experiências aos demais que não conseguiram estar presentes.
O evento foi organizado pelos próprios integrantes da instituição e contou com a participação dos frades Valmir Ramos, Everton Piotto e João Paulo Gabriel, que abordaram temas para facilitar o conhecimento da área franciscana. Frei Éverton abordou a biografia de Francisco, Frei João Paulo explicou a antropologia franciscana e Frei Valmir falou da pedagogia franciscana.
A partir da ativa participação de todos os presentes, é mister recordar a fala de Paulo Ouvido um dos educadores da CCAU, acerca de sua experiência na Jornada.
“Gostaríamos de agradecer aos Freis: Valmir, Everton e João Paulo, por compartilhar conosco um pouco da Pedagogia Franciscana, nos fazendo refletir um sobre nosso eu e a nossa prática educativa enquanto trabalhadores no ambiente escolar. Nos fazendo enxergar o nosso próprio comportamento mediante a vida pessoal e profissional. Não só isso, mas também quais são as atitudes que devemos tomar para mudar nossa própria realidade”.
E complementa: “Os mesmos enfatizaram sobre os pilares da pedagogia franciscana, a saber: Educar para a paz e o bem, pautando-se numa formação integral e contextualizada, o que leva o educando a sua integração e a seu desenvolvimento intelectual, artístico, cultural, afetivo e emocional, preparando-o para atuar no mundo, com uma consciência ética, ecológica e humana, resultando na capacitação para enfrentar os desafios no mundo, no exercício da cidadania e no cuidado com a natureza e com o próximo”.
Dessa forma trouxe presente a fala de todos os participantes dessa jornada e o ganho em ter esse contato com a forma pedagógica de Francisco de Assis.
Concluiu, portanto, com a mensagem do Papa Francisco, “Pensar na educação é pensar nas gerações futuras e no futuro da humanidade. É algo profundamente arraigado na esperança e exige generosidade e coragem.”
Que a CCAU tenha sempre o espírito de Francisco no cuidado com as crianças assistidas por essa instituição.
Paulo Ouvido (CCAU – Uberlândia/MG) e Frei João Paulo Gabriel, OFM (Patronato São Francisco de Assis – Garça/SP)