
Franca (SP) – No dia 4 de julho de 2025, os frades da Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus estiveram reunidos no Convento Santa Maria dos Anjos, em Franca/SP, para a Assembleia Ordinária Custodial, também conhecida como Conselho Plenário da Custódia. O encontro foi marcado pela vivência fraterna, escuta mútua e decisões importantes para a caminhada da Custódia.
A abertura da Assembleia foi conduzida por Frei Fernando, OFM, que inspirou os presentes com um momento orante baseado na espiritualidade franciscana, convidando os frades a rezarem com os pés na realidade e o coração voltado às palavras de São Francisco de Assis.

Na sequência, foi realizada a leitura da Carta Pós-Capítulo enviada pelo Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores, Frei Massimo Fusarelli, OFM. O documento traz os frutos da recente visita canônica de Frei Augusto Ferreira Lessa, OFM (Frei Guto) e reconhece aspectos positivos vivenciados pela Custódia, como: 1) o cuidado com a Formação Inicial e Permanente; 2) o compromisso com a Evangelização; 3) o dinamismo e a participação dos frades.

Ao mesmo tempo, a carta aponta quatro desafios que exigem atenção e discernimento fraterno: 1) o redimensionamento necessário das presenças; 2) a gestão econômica transparente e fraterna; 3) o cuidado com as fragilidades pessoais e comunitárias; 4) o estilo de vida dos frades.
As Fraternidades Locais, previamente convocadas a refletirem sobre esses pontos, trouxeram suas contribuições que enriqueceram o diálogo e a busca de caminhos comuns para a vida da Fraternidade Custodial.

A Assembleia também contou com a apresentação do parecer da auditoria referente ao exercício de 2023, além do balanço de 2024 e da proposta orçamentária para 2025, apresentados por Frei Eduardo Augusto Schiehl, OFM (Ecônomo Custodial) e Frei Reinaldo Silva Augusto, OFM (Vice-Ecônomo Custodial).
A Assembleia Ordinária Custodial reafirma seu papel como espaço de comunhão, discernimento e corresponsabilidade, fortalecendo os laços fraternos e consolidando os passos da Custódia no seguimento de Cristo pobre, humilde e crucificado, à luz do carisma de São Francisco de Assis.
Fraternalmente,
Frei João Paulo Gabriel Mendes de Moraes, OFM