São Paulo (SP) – Os aspirantes e postulantes da Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus estiveram no SEFRAS (Serviço Franciscano de solidariedade) de 24 a 31 de agosto, realizando o estágio pastoral proposto pelo Professor Murilo, que ministra a matéria aos formandos. Em comunhão com os frades da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, nos dirigimos até São Paulo/SP onde está localizada a sede do serviço, e vivenciamos essa experiência.
A experiência se iniciou na visita ao Jardim Peri Alto, onde os frades têm um trabalho pastoral e também social. Na segunda-feira, estivemos reunidos na sede, onde houve uma manhã de formação com o Frei Marx e o Vinícius Fabreau, que trabalham junto ao SEFRAS, em que pudemos conhecer os vários serviços oferecidos, e também nos dividir para atuarmos em alguns durante aquela semana.
Os serviços em que estivemos atuando foram: O Chá do Padre e a Casa Franciscana de Cambuci, onde são oferecidas refeições, materiais de higiene, oficinas, eventos e pouso às pessoas em situação de rua. E por fim, o Recifran, onde os assistidos pelo serviço podem trabalhar e receber por isso, para conseguirem reintegrar-se a sociedade com dignidade.
A experiência do SEFRAS é um momento significativo de aprendizado e crescimento espiritual. Durante essa vivência, tivemos a oportunidade de se envolver diretamente com as pessoas em situação de vulnerabilidade, os menores de nossa sociedade, colocando em prática o seguimento de São Francisco de Assis na fraternidade universal. As experiências vividas nos desafiam a sair da zona de conforto, desenvolvendo empatia e compreensão das realidades sociais que cercam os mais necessitados. É um convite à reflexão sobre o próprio chamado e a importância de ser um instrumento de paz e justiça.
Além disso, o convívio com os assistidos dos serviços, os educadores sociais e os frades dessa missão nos proporciona trocas ricas de saberes e vivências, fortalecendo laços e promovendo uma espiritualidade encarnada. Os formandos aprendem que a missão não é apenas sobre ajudar, mas também sobre ouvir e aprender com aqueles que estão ao seu redor.
No final dessa jornada, voltamos transformados, não apenas pelo que foi feito, mas também pelo que recebemos. A experiência no SEFRAS é um verdadeiro laboratório de fé e serviço, onde se reforça a essência franciscana de cuidar da criação e promover a dignidade humana. Essa vivência se torna uma base sólida para a missão que com a graça de Deus continuaremos a desempenhar em nossas vidas e ministérios. Agradecemos também aos frades da formação, o nosso professor e os frades do SEFRAS, que tornaram essa experiência possível.
PAZ E BEM!
Fraternalmente,
Tiago Henrique dos Santos (Aspirante)