
Franca (SP) – Nesta quarta-feira (19/03), aconteceu o Encontro dos Guardiães e Coordenadores das Fraternidades da Custódia Franciscana do sagrado Coração de Jesus no Convento Santa Maria dos Anjos, em Franca/SP. O Encontro reuniu os Guardiães e Coordenadores das Fraternidades que estão no território da Custódia (Garça/SP, Marília/SP, Ribeirão Preto/SP, Franca/SP, Bebedouro/SP, Olímpia/SP, Uberaba/MG, Uberlândia/MG e Araguari/MG), contando também com a presença do Custódio, Frei Fernando Aparecido dos Santos, OFM, e demais membros do Conselho Custodial. A reunião foi conduzida pelo Moderador para a Formação Permanente, Frei Valdemir Nelo Rufino, OFM (Frei Miro), promovendo momentos de reflexão, formação e partilha.
O encontro teve início com a Oração da Liturgia das Horas (Hora Terça), um momento de espiritualidade que fortaleceu a comunhão entre os participantes. Em seguida, houve a partilha de vida de cada Fraternidade, onde os respectivos confrades puderam expor suas experiências, desafios e esperanças na caminhada cotidiana da vida fraterna.
Um dos momentos centrais do encontro foi a formação sobre o “Manual para os Guardiães”, um documento que orienta o serviço e a missão dos Guardiães dentro das Fraternidades. A reflexão proporcionou um aprofundamento sobre o papel do Guardião como Animador da Fraternidade, zelando pela vivência do carisma franciscano e pela unidade da comunidade.

Após o almoço, a programação seguiu com a partilha dos trabalhos do Economato Custodial. Neste momento, foi apresentada a proposta da Economia Solidária, pelo Ecônomo Custodial, Frei Eduardo Augusto Schiehl, OFM e do Vice-Ecônomo, Frei Reinaldo Silva Augusto, OFM. Eles ressaltaram a importância de uma gestão baseada na partilha, na sustentabilidade e na solidariedade. Como encaminhamento, foi proposto que as Fraternidades realizem uma Celebração em Fraternidade, que reflita sobre essa perspectiva econômica, integrando-a à vivência franciscana.
O Encontro dos Guardiães reafirmou a importância do diálogo e da formação contínua, fortalecendo a Fraternidade e a missão dos Guardiães no acompanhamento das comunidades. A troca de experiências e a busca por caminhos de maior fidelidade ao carisma franciscano são sinais de um compromisso renovado com a vida e a missão das fraternidades.
PAZ e BEM!
Frei Suelton Costa de Oliveira, OFM (Guardião – Fraternidade Nossa Sra. de Fátima | Uberaba/MG)