Franca (SP) – Após as celebrações da Solenidade do Natal, entre os dias 27 e 28 de dezembro, os frades da Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus reuniram-se no Convento Santa Maria dos Anjos, em Franca/SP, para a Assembleia Ordinária de 2023. Tal evento motivou os frades a um revigoramento da própria caminhada vocacional, grande oportunidade para que acontecessem reflexões pertinentes à caminhada institucional, sempre tendo em vista melhorias para a vivência do carisma nas fraternidades.
Tendo em vista os elementos pertinentes à vida religiosa consagrada: oração pessoal, comunitária, missionariedade e vida fraterna; visando também o Capítulo Custodial 2024, o evento contou com a presença especial do nosso Visitador Geral, Frei Luís Augusto Ferreira Lessa, OFM, frade da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil (Nordeste). Dentre os vários assuntos, destacamos: a reflexão sobre o Redimensionamento Custodial; a apresentação e apreciação da “Ratio Oeconomica”; apresentação de elementos referentes ao economato – balanço 2023, prestação de contas, auditoria realizada na Custódia em 2022 e aprovação do orçamento para 2024. Sobre o Capítulo Custodial 2024, definiu-se o tema e o lema, a saber – Tema: “Vocação e Discernimento: Escutar, dialogar e discernir!” e Lema: “Não ardia o nosso coração quando Ele nos falava pelo caminho?” (Lc 24, 32).
A vida fraterna e comunitária também foi tema de partilha, celebração e amadurecimento naquilo que se refere ao tempo de formação inicial, a exemplo disso menciona-se o testemunho do que celebrou vinte e cinco anos de Vida Religiosa Consagrada – Frei Joaquim Camilo Alves, OFM; e também da dedicação ministerial dos confrades que irão celebrar em janeiro e fevereiro próximos, trinta anos de Ordenação Presbiteral – Frei Mauro Luiz de Oliveira, OFM, Frei Nivaldo Pasqualim, OFM e Frei Valmir Ramos, OFM.
Após serem definidas algumas posições quanto ao patrimônio material e sua utilização atual para a evangelização franciscana tanto em cidades onde ainda há presença dos frades quanto em localidades onde já não há fraternidades há algum tempo, foram tomadas decisões importantes acerca de doações e efetiva produtividade dos mesmos como investimentos em outras frentes de evangelização. Sempre tendo em vista o anúncio do Reino de Deus e a adequada vivência da espiritualidade de São Francisco e Santa Clara, houve preocupação em se desenvolver ações de acordo com a proposta do Santo Padre, o Papa Francisco, no referente à “Economia de Francisco e Clara”.
Destacaram-se os momentos de recreios fraternos, convivências, refeições e partilhas em grupos, contribuintes para a dinamização da Assembleia e para o estreitamento dos laços fraternos.
Conscientes de que tudo o que vivenciam é gratuidade e disponibilidade divina, os frades encerraram tal evento com as votações pertinentes aos temas discutidos na Assembleia Custodial e a Oração das Vésperas em ação de graças por tudo o que vivenciaram até o momento.
Fraternalmente,
Equipe de Comunicação