O Patronato São Francisco de Assis de Garça/SP, finalizou o mês de outubro com a exposição didático-pedagógica em comemoração ao “Mês da Ecologia Integral: Tudo está interligado”. Evento iniciado no ano de 2022 motivado pela carta Encíclica “Laudato Si” com o objetivo de envolver toda a instituição nas discussões atuais de mudanças climáticas e as reflexões para uma economia mais inclusiva.
Neste ano de 2023 as crianças foram conduzidas pelos professores e outros profissionais da instituição para uma imersão nos quatro elementos, trabalhando e estudando as diversas formas de se relacionar com eles, mudando a perspectiva exploratória para uma relação de cuidado.
Neste caminho, eles viram o quanto nosso planeta pede socorro, fruto de uma má relação da humanidade com a natureza, podendo ter contato com novos hábitos que levam a conservação e reutilização dos recursos naturais na relação de cuidado e respeito pela Casa Comum, afinal, é onde vivemos.
No último dia 30 de outubro o Patronato abriu as portas para a comunidade a fim de mostrar os trabalhos de maquete, pinturas, e experiências que refletiram durante o mês, o que foram explicados e apresentados pelas mesmas crianças, dividindo turmas em elementos da natureza, e na oportunidade, cada turma pode explorar de forma muito interativa o elemento a ela confiada.
Neste mês também as crianças apresentaram uma peça teatral “História de Lenços e Ventos” de Ilo Krugli, no Teatro Municipal de Garça/SP, abordando temática dos quatro elementos e alertando aos cuidados para com eles. A apresentação foi marcada por artistas que cantaram, dançaram e atuaram nos palcos do teatro e motivados a atuar nos palcos da vida levando a dinâmica do cuidado com a Casa Comum.
Desde agosto o Patronato vem se preparando para o mês da “Ecologia Integral: Tudo está interligado”, onde as professoras começaram a ter contato com a carta encíclica “Fratelli Tutti” a fim de conhecer mais de perto os apelos do Papa Francisco em busca de uma relação mais fraterna entre toda a humanidade, à luz da passagem bíblica do “Bom Samaritano”.
Dessa forma, toda a equipe do Patronato São Francisco de Assis emergiu nesse mês, em comemoração a São Francisco de Assis, nas temáticas de cuidado e louvor às criaturas, cantando juntos “Louvado sejas meu Senhor, em todas as suas criaturas” (Cântico das Criaturas). E com este canto, iluminado pelo carisma franciscano, a Instituição joga luz a todos que ali buscam um acolhimento e se compromete em olhar para o Planeta e as relações humanas com mais fraternidade e sororidade.
Frei João Paulo Gabriel Mendes de Moraes, OFM (Presidente de Honra do Patronato São Francisco de Assis – Garça/SP)