O Custódio, Frei Fernando Aparecido dos Santos, OFM, está realizando, durante este ano, a Visita Canônica nas fraternidades franciscana de nossa Custódia. Logo após visitar a Fraternidade de Uberlândia/MG, Frei Fernando, OFM seguiu direto para a Fraternidade Nossa Senhora de Fátima de Uberaba/MG, onde se encontra os confrades Frei Anízio Rodrigues de Oliveira Filho, OFM, Frei Reinaldo Silva Augusto, OFM (Guardião) e Frei Suelton Costa de Oliveira, OFM que compõem aquela fraternidade.
A visita tem como caráter primordial, da parte do Custódio, a escuta atenta de como vai os sentimentos, a saúde e a vocação de cada irmão, com o qual, ele se dispõe a conversar individualmente, além de cada frade partilhar também de seus trabalhos pastorais, vida de seus familiares, suas dificuldades e alegrias.
Na Fraternidade de Uberaba/MG, Frei Fernando, OFM chegou na sexta-feira (05/05) às 08h30 onde foi acolhido por todos. Tomaram um bom café da manhã com um delicioso pão de queijo, tradição mineira, boas conversas e orientações para esse dia de visita.
A visita deu continuidade com a primeira conversa individual do Custódio com Frei Anísio, OFM na parte da manhã, depois houve uma pausa para o almoço, esse que contou com a presença também do conselheiro Frei Lucas Lisi Rodrigues, OFM que estava de passagem para celebrar em Araguari/MG.
Após o almoço, Frei Fernando, OFM seguiu com as conversas individuais com Frei Suelton, OFM e Frei Reinaldo, OFM. Ao concluir esse momento, a noite, o Custódio reuniu-se com a Fraternidade da OFS (Ordem Franciscana Secular) do qual também se fez irmão se dispondo a ouvir cada membro da fraternidade, destacando a missão e trabalhos realizados e a comunhão com os frades, como base principal para a caminhada e vocação da fraternidade. O dia foi concluído com um recreio fraterno entre os confrades.
Por fim, no sábado (06/05), os frades rezaram a oração das laudes, em seguida Frei Fernando, OFM fez uma pequena avaliação da visita, agradeceu de modo especial toda a acolhida e abertura dos confrades em relação a vida e trabalhos de cada um, bem como agradeceu a confiança a ele dado. Também exortou a fraternidade naquilo que é necessário para um bem viver fraterno e missionário no local onde estão inseridos, de modo especial a missão paroquial, onde o povo nos quer bem e nos acolhe com carinho e espírito franciscano.
Frei Suelton Costa de Oliveira, OFM