Franca/SP – No dia 18/03 ocorreu na Paróquia Sagrada Família uma iniciativa conjunta da família franciscana (JUFRA, OFS e OFM) com a Pastoral do Domingo Fraterno, de vivencia da Campanha da Fraternidade, que neste ano tem como tema Fraternidade e Fome, e lema “Dei-lhes vos mesmos de comer”.
A JUFRA Frei Leão (Franca/SP) todos os anos tem o costume de, no período da quaresmal, realizar uma caminhada penitencial, meditando pelo caminho a via sacra com Francisco, até chegar a uma capela, que todos anos muda. A OFS Fonte Colombo (Franca/SP), acompanha este atividade da JUFRA e nesse ano propôs algo novo: como vivência concreta da CF 2023, que se mantenha a caminhada da JUFRA, mas pedindo de porta em porta nas redondezas da paróquia Sagrada Família doações de alimento para serem entregues ao Domingo Fraterno. Unindo-se em comunhão fraterna, participaram Frei José Luis, OFM, assistente espiritual da OFS, e os postulantes residentes do Convento Santa Maria dos Anjos.
Para o início da ação solidária, Frei Sérgio Ferreira Cintra Norinho, OFM, pároco da Paróquia Sagrada Família fez a acolhida a todos os membros da Família Franciscana. Murillo Torres, coordenador de JPIC da OFS, destaca que este gesto concreto não é nada especial, mas sim vivência concreta da regra que os terceiros prometeram seguir, e destaca dois deles:
- 14. Chamados, juntamente com todos os humanos de boa vontade, a construírem um mundo mais fraterno e evangélico para a realização do Reino de Deus e conscientes de que “quem segue a Cristo, ser Humano perfeito, também se torna mais humano”, assumam as próprias responsabilidades com competência e em espírito cristão de serviço.
- 15. Estejam presentes pelo testemunho da própria vida humana, bem como por iniciativas corajosas, quer individuais quer comunitárias, na promoção da justiça, particularmente no âmbito da vida pública, comprometendo-se com opções concretas e coerentes com sua fé.
A atividade encerrou-se com a celebração Eucarística, presidida por Frei Alef Pavini, OFM, assistente espiritual da JUFRA na mesma paróquia, dando ação de graças e entregando a comunidade paroquial os alimentos arrecadados. Foram 190 quilos de mantimentos dos mais diversos como arroz, feijão, café, olho, molho de tomate.
A paróquia hoje assiste a 35 família da região que necessitam deste apoio solidário. A ação vem, não apenas agir concretamente dentro da CF, mas motivar e mobilizar a comunidade paroquial para a solidariedade da partilha do pão quem podem fazer todos os meses, doando alimentos diretamente em uma das celebrações. A pastoral também necessita de homens e mulheres para o trabalho.
Murillo Torres Lopes (OFS – Franca/SP)