Missão e Evangelização

O Secretariado para a Missão e Evangelização tem a competência de animar, promover e coordenar toda Evangelização da Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus. Deve despertar nos frades e nas frentes de Evangelização a nossa Ação Missionária na espiritualidade Franciscana.

Onde se encontra uma fraternidade franciscana, ali está o nosso campo de Missão e Evangelização, nos diversos trabalhos realizados no anúncio do Evangelho de Cristo, na defesa da vida, da ecologia, na educação, nos pobres, nas atividades paroquiais e comunitárias, com a Juventude e nas obras sociais.

Em nossa Custódia a presença missionária se dá nas seguintes frentes de Evangelização: JPIC, Paróquias, Educação e Obras Sociais, Comunicação, Juventude e uma fraternidade missionária na Itália que trabalha com os Imigrantes.

"Ide e anunciai..."

Mc 16, 15

JPIC

Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC) são dimensões do carisma franciscano, modo de vida e missão. Devem ser vividas na vida quotidiana: oração, fraternidade, formação, economia, votos, missões, relações em sociedade, na criação e com Deus. Francisco viveu uma vida para a reconciliação, paz, justiça e cuidado com a criação.

Estamos comemorando 5 anos da Encíclica Laudato Si, do Papa Francisco. Ela está no centro do nosso trabalho. A equipe de JPIC da Custódia participa da campanha global Revolução Laudato Si. O objetivo é animar e promover a conversão ecologica integral, ambiental, econômica e social. No Brasil, a campanha, através do Serviço Interfranciscano de Justiça, Paz e Ecologia (SINFRAJUPE), fez uma parceria entre franciscanos/as e jesuítas. O clip abaixo, foi produzido para o lançamento da campanha, no dia 30 de setembro deste ano, 2020.

Assista o vídeo na íntegra...

Obras Sociais e Educação

Na Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus, as obras são ligadas direta ou indiretamente aos frades. Respectivamente, aquelas que se associam pelo carisma, fundação ou localização institucional e são geridas diretamente pelos religiosos; e aquelas que se unem também pelo carisma, fundação ou localização institucional, mas não são geridas pelos freis. Uma vez que a amplitude do carisma franciscano o permite, desde os inícios de nossa Custódia pôde-se notar grande preocupação com o trabalho social junto aos “pequeninos do Reino” em Bebedouro, Garça, Mirassol, Marília, Olímpia (posterior) dentre outros locais.

A isto somemos o cuidado com a formação através de seminários em Bastos, Mirassol e um sonhado até mesmo em Olímpia. Por vezes associando-se às congregações religiosas femininas ou mesmo administrados pelo religioso local, os franciscanos primaram por formar e atender quem batia-lhes à porta pedindo ajuda, como narram as crônicas da fundação de uma obra social em Garça/SP. Atualmente, nossa fraternidade custodial colabora e se empenha no acompanhamento das seguintes obras sociais:

Educandário Santo Antônio – Bebedouro/SP

Casa de Santa Clara – Bebedouro/SP

Patronato São Francisco de Assis – Garça/SP

CCAU (Creches Comunitárias Associadas de Uberlândia – Uberlândia/MG

Casa Maternal São Francisco de Assis – Franca/SP

Educandário Frei Roque Biscione – Olímpia/SP

Juventude

Dialogando com os jovens que estão presentes em nossas realidades, usamos as mídias e comunicações para estreitar tais laços e espalhar entre eles a alegria do carisma franciscano, despertando em cada um atitudes concretas de Viver o Evangelho de Cristo na Espiritualidade Franciscana.

Comunicação

A Equipe de Comunicação da Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus tem traçado um longo percurso para se organizar como tal. Como Equipe, nossos sonhos e desejos de um trabalho eficaz e bem estruturado eram grandes, porem tínhamos muitas limitações no que se refere a formação, material, colaboradores, etc. Aos poucos fomos formando essa estrutura idealizada: Participamos de formação na área de comunicação, fizemos pedidos a Custódia de materiais, colaboradores eram convidados, serviços de hospedagem em site, compra do domínio, contrato com agência de designer.

Com a graça de Deus, a equipe chegou a boas conclusões e definições de trabalho para cada um, na certeza que o serviço seria prestado numa tranquila caminhada das comunicações da Custódia e numa serena transmissão das notícias para o mundo via online.

Atualmente contamos com os seguintes meios de comunicação, bem como redes sociais:

Paróquias

No território da Custódia estamos a frente de 10 paróquias, onde cada fraternidade desempenha por meio do carisma franciscano, a luz de cada realidade de Igreja Particular os diversos trabalhos com os leigos e leigas. Em sua maioria,  contam com a presença dos leigos(as) que vivem o carisma franciscano na OFS (Ordem Franciscana Secular) e na JUFRA (Juventude Franciscana). Cada Fraternidade que realiza missão nas paróquias a nós confiadas, deve traçar o perfil de uma fraternidade evangelizadora sendo presença da Ordem junto ao nosso povo.

Atualmente estamos presentes nas seguintes paróquias:

Santuário Nossa Sra. de Lourdes – Garça/SP

Paróquia Nossa Sra. de Fátima – Marília/SP

Paróquia Nossa Sra. Aparecida – Olímpia/SP

Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Bebedouro/SP

Paróquia Santo Antônio Maria Claret e Frei Galvão – Ribeirão Preto/SP

Paróquia São Judas Tadeu – Franca/SP

Paróquia Sagrada Família – Franca/SP

Paróquia Nossa Sra. de Fátima – Uberaba/MG

Paróquia Nossa Sra. de Fátima – Uberlândia/MG

Paróquia Nossa Sra. de Fátima – Araguari/MG