Obras Sociais

Dado que grande parte dos homens ainda continua dominada pela pobreza, pela injustiça e pela opressão, dediquem-se os irmãos, com todos os homens de boa vontade, a instaurar uma sociedade de justiça, de liberdade e de paz em Cristo ressuscitado e, ponderadas as causas de cada situação, participem em projetos de caridade, de justiça e de solidariedade internacional” (CCGG, Art.96, 2).

O dom carismático presente em Francisco de Assis e impresso na vida de seus seguidores mantém-se vivo ainda hoje nos meios de promoção social e educacional que a Ordem dos Frades Menores mantém ao redor do mundo. De escolas a asilos, orfanatos a projetos socioeducativos, espaços de convivência a atendimento médico, psicológico e farmacêutico, o dom recebido por cada irmão é colocado a serviço em locais onde o cuidado humanizado, atrelado à mística e espiritualidade fazem-se necessários.

Destacam-se, na Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus, as obras ligadas direta ou indiretamente aos frades. Respectivamente, aquelas que se associam pelo carisma, fundação ou localização institucional e são geridas diretamente pelos religiosos; e aquelas que se unem também pelo carisma, fundação ou localização institucional, mas não são geridas pelos freis.

Uma vez que a amplitude do carisma franciscano o permite, desde os inícios de nossa Custódia pôde-se notar grande preocupação com o trabalho social junto aos “pequeninos do Reino” em Bebedouro, Garça, Mirassol, Marília, Olímpia (posterior) dentre outros locais. A isto somemos o cuidado com a formação através de seminários em Bastos, Mirassol e um sonhado até mesmo em Olímpia. Por vezes associando-se às congregações religiosas femininas ou mesmo administrados pelo religioso local, os franciscanos primaram por formar e atender quem batia-lhes à porta pedindo ajuda, como narram as crônicas da fundação de uma obra social em Garça/SP.

Trabalhando “para que os próprios pobres se conscientizem mais plenamente de sua dignidade humana” (CCGG. 97, 2), a defesa da vida em sua mais plena dignificação sempre norteia nossas ações. Longe de oferecer mero assistencialismo, a formação franciscana coloca a primazia da libertação de mentes e consciências como algo essencial. Daí uma educação humanista capaz de orientar, cuidar, zelar da vida humana acima de tudo, não criando um “pobre idealizado”, mas apresentando ao mundo que as diferenças sociais são criação nossa, e não de Deus.

Ao atender os apelos daqueles que se encontram em estado de pobreza e vulnerabilidade social, há de se levar em conta a necessidade de instituições que visam a convivência e o fortalecimento de vínculos familiares, remetendo sempre ao acompanhamento pedagógico através da educação formal e informal dentre seus projetos. Listamos aqui algumas de nossas obras sociais com o ardente desejo de fomentar as vocações religiosas e leigas franciscanas, bem como suscitar homens e mulheres de bem que compartilhem destes ideais assumindo para si o compromisso com os empobrecidos e pequeninos do Reino.

Educandário Santo Antônio

Bebedouro/SP

Quem somos?

Fundado no dia 06 de fevereiro de 1958, o Educandário Santo Antônio, localizado em Bebedouro/SP, é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que surgiu em forma de orfanato. Em 1974, o atendimento de internato mudou para semi-internato. No ano de 1978, iniciou o atendimento em período integral passando a oferecer também Educação, iniciando-se pela Educação Infantil e ampliando seu atendimento, implantou o Ensino Fundamental e Médio, este último foi encontra-se suspenso desde 2007. É uma instituição social que atua nas áreas de EDUCAÇÃO e ASSISTÊNCIA SOCIAL. São atendidos 275 crianças e adolescentes diariamente em período integral por meio do Programa de Educação Básica e do Programa de Apoio Socioeducativo, bem como 200 Famílias são assistidas através do Programa de Apoio Sociofamiliar, como forma de prevenção, proteção e combate às vulnerabilidades sociais. Somos uma OBRA SOCIAL FRANCISCANA que há mais de 60 anos vem LUTANDO PELA GARANTIA DE DIREITOS E DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

Patronato São Francisco de Assis

Garça/SP

Quem somos?

Foi fundado no dia 20 de fevereiro de 1956 e o seu funcionamento no início acontecia nas dependências do Convento Franciscano de Garça/SP. Inicialmente funcionava em regime de internato e com o tempo, diante de uma proposta de convênio, a Secretaria Estadual de Promoção Social, tornou-se semi-internato. A nossa MISSÃO é intervir no índice de desenvolvimento humano de crianças e adolescentes e de suas famílias. Os recursos repassados pelos poderes constituídos através de convênios não são sufiientes e dependemos de colaborações da sociedade para melhorar a qualidade do atendimento. O nome inicial era “Patronato Juvenil Garcense” e no dia 04 de outubro de 2006 o Patronato assumiu o nome de São Francisco de Assis, em homenagem aos 800 anos da fundação da Ordem Franciscana.

Casa de Santa Clara

Bebedouro/SP

Quem somos?

Fundada em 2004, a Casa de Santa Clara é uma instituição sem fins econômicos, que acolhe e oferece suporte a famílias com crianças de até 12 anos em situação de risco pessoal e social (vítimas de negligências, violência e violação de direitos, abandono). Situada em Bebedouro/SP, é considerada referência pela população e pelos órgãos fiscalizadores, como Conselhos e Poder Judiciário. Sua manutenção se dá por meio de auxílios arrecadados com sócios contribuintes, realização de eventos, campanhas de captação de recursos e auxílios municipal, estadual e federal. É uma obra social de nossa Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus, que atua com valores e carisma, levando o amor aonde ele não existe; a vida aonde ela está em falta; a esperança para quem não mais a tem!

CCAU (Creches Comunitárias Associadas de Uberlândia)

Triângulo Mineiro

Quem somos?

“Creches Comunitárias Associadas de Uberlândia” (CCAU) é uma entidade fundada em 1983 por um grupo de jovens da Paróquia Nossa Sra. de Fátima, sob a orientação de Frei Fúlvio Sabia e Claudiana de Morais. Surgiu por uma necessidade social das famílias carentes onde ambos os pais precisavam trabalhar e não tinham onde deixar seus filhos. Sua missão é oferecer um trabalho com qualidade, ético, de promoção educacional, social e cultural, visando contribuir com a mudança nos aspectos positivos da sociedade abraçando direitos e sonhos de nossos atendidos conforme Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Tornou-se entidade juridicamente constituída em janeiro de 1985. Hoje acolhe crianças e adolescentes de 4 meses a 16 anos. A CCAU, com sede jurídica em Uberlândia/MG é uma entidade civil, com cunho filantrópico e comunitário, sem caráter lucrativo, de duração indeterminada com registro em todos os conselhos nas esferas municipais, estaduais, federais, é reconhecida de utilidade pública municipal, estadual e federal, com sede e foro na comarca de Uberlândia/MG. Constitui-se de 5 unidades e todas no ano de 2007 se tornaram legalmente Centros Educacionais.

Outras entidades que acompanhamos: