Guardiães são acolhidos em Marília/SP para encontro e formação

Guardiães das nossas Fraternidades | Da esquerda para a direita: Frei Valmir Ramos, OFM – Bebedouro/SP, Frei Reinaldo Augusto, OFM – Uberaba/MG, Frei Valdemir Rufino, OFM – Catalão/GO, Frei José Luiz, OFM – Marília/SP, Frei Lucas Lisi, OFM – Olímpia/SP, Frei Eduardo Schiehl, OFM – Franca/SP (Convento) e Frei Israel Cardoso, OFM – Ribeirão Preto/SP

Nesta última segunda-feira (16), os freis que prestam o serviço de guardiães das várias Fraternidades de nossa Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus, se reuniram em Marília/SP para encontro, formação e partilha de vida, conforme o planejamento para este ano.

Uma parte do encontro foi reservada para uma partilha entre os guardiães, apontando os desafios de animar a Fraternidade em suas diversas áreas. Depois foi refletido sobre o papel do guardião no seu serviço à Fraternidade através do subsídio da Ordem (OFM), “Manual do guardião”, que oferece indicações preciosas para todos os frades, guardiães ou não. Foi destacada de modo especial a tarefa de acompanhar cada irmão na fidelidade à vivência da consagração e na evangelização.

A última parte do encontro foi retomada a proposta da construção do Projeto Fraterno de Vida e Missão em cada Fraternidade onde estamos, pois desde 2009 o Capítulo Geral (n.7) pediu que todas as entidades da Ordem dos Frades Menores animassem as suas Fraternidades locais para construírem e colocarem por escrito os seus projetos fraternos.

Todos somos muito agradecidos aos irmãos de Marília/SP, que nos receberam no dia festivo do aniversário natalício do Frei José Luiz da Costa, OFM, guardião daquela Fraternidade. Que Deus nos abençoe e nos conduza perseverantes neste serviço em prol dos irmãos das nossas fraternidades.

Fraternalmente,

Frei Valmir Ramos, OFM