SAV

O Serviço de Animação Vocacional, que tem o objetivo do cuidado pastoral das vocações, emana do testemunho de vida franciscana, individual e comunitária, e consiste no conjunto de atividades pastorais desenvolvidas pelos frades e pelas fraternidades, a fim de que cada cristão possa seguir a própria vocação específica na Igreja e, em particular, na proposição do carisma de São Francisco como projeto global de vida (cf. CCGG 144; 145 §2).

Considerando a Ratio Formationis Franciscanae (Roma, 2003), parágrafo 165, cada fraternidade provincial ou custodial deve elaborar um plano orgânico de Pastoral Vocacional, que esteja em comunhão com a Igreja local e com a Família Franciscana.

Levando em conta os princípios, indicações metodológicas e objetivos do cuidado pastoral das vocações como são apresentados no documento “Orientações para a Pastoral Vocacional (OrPV): “Vinde e Vede” (Jo 1, 39), definimos pela elaboração do plano custodial para o SAV (Serviço de Animação Vocacional).

Para que se concretize com metodologia, maior eficácia e clareza, são necessários três momentos fundamentais da Pastoral Vocacional, considerando aqui, as realidades em que se encontram inseridas as fraternidades locais da Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus. São eles:

  • Anúncio da Vocação
  • Proposta Vocacional
  • Discernimento Vocacional

O objetivo geral é suscitar e apoiar as novas vocações, apresentando a todos os homens os valores cristãos, como elemento essencial na vivência da vocação batismal, a fim de que cada cristão possa seguir a própria vocação específica na Igreja e, em particular, na proposição do carisma de São Francisco como projeto global de vida (cf. CCGG 144; 145 §2 ; OrPV 7; RFF 158).

“Vinde e Vede!"

(Jo 1, 39)

ITINERÁRIO FORMATIVO

FAV (Fraternidade de Acolhida Vocacional)

A FAV (Fraternidade de Acolhida Vocacional) tem por objetivo criar um ambiente favorável com condições de acolhida para vocações adultas ou casos específicos. Deve acolher o candidato que deseja ver, conhecer, sentir e experimentar a vida de fraternidade que o mesmo deseja abraçar. Recordando que não se trata de uma etapa formativa, mas sim uma experiência de acolhimento e animação vocacional. A FAV é realizada na fraternidade designada pelo conselho custodial.

SAV (Serviço de Animação Vocacional)

O SAV (Serviço de Animação Vocacional) tem por objetivo o cuidado pastoral das vocações, que emana do testemunho de vida franciscana, individual e comunitária, e consiste no conjunto de atividades pastorais desenvolvidas pelos frades e pelas fraternidades, a fim de que cada cristão possa seguir a própria vocação específica na Igreja e, em particular, na proposição do carisma de São Francisco como projeto global de vida (cf. CCGG 144; 145 §2). Deve suscitar e apoiar as novas vocações, apresentando a todos os homens os valores cristãos, como elemento essencial na vivência da vocação batismal, a fim de que cada cristão possa seguir a própria vocação específica na Igreja e, em particular, na proposição do carisma de São Francisco como projeto global de vida (cf. CCGG 144; 145 §2 ; OrPV 7; RFF 158).

Aspirantado

O Aspirantado é uma etapa oficial em nossa Custódia, que assume a proposta da Ordem enquanto extensão do SAV (Serviço de Animação Vocacional), com forte preparação ao Postulantado. Tem uma intensa vivência da vida em fraternidade e minoridade, da oração, do estudo, do trabalho e do lazer, com especial atenção e enfoque à “Vida em Fraternidade”. A formação desta etapa acontece no Convento Santa Maria dos Anjos, em Franca/SP.

Postulantado

A etapa do Postulantado na Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus, assume a proposta da Ordem, com forte preparação ao Noviciado, fazendo a progressiva ruptura com o mundo secular e buscando uma conversão para a Forma Franciscana de Vida Religiosa. Possui um programa próprio que contempla as dimensões em vista do Noviciado Comum Internacional, atendendo as necessidades de amadurecimento na área humana, cristã e franciscana. Tem a duração de um ano, acontecendo em uma casa específica, no Convento Santa Maria dos Anjos, em Franca/SP.

Noviciado

É o fundamento sobre o qual constrói a verdadeira decisão e caminhada franciscana. É um ano privilegiado em que se intensificam os exercícios da vida franciscana, em que o ideal de São Francisco deve tomar forma naquele que quer ser seu seguidor. Uma vida de oração, trabalho, estudos, reflexão, confronto consigo e com o ideal a ser abraçado, com os confrades, são as exigências próprias do Noviciado. O Noviciado Santíssimo Nome de Jesus, está localizado na Fazenda São Boaventura, em Catalão/GO, desde janeiro de 1983. A partir do ano de 2002, por determinação do Governo Geral da Ordem dos Frades Menores, em diálogo com os Custódios e Ministro Provincial, começou a ser realizado juntamente com a Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus – SP/MG e com a Custódia Franciscana das Sete Alegrias de Nossa Senhora – MT/MS, dando início assim ao Noviciado Comum Franciscano. Em 2023 outras entidades que compõem a Conferência Franciscana do Brasil e Cone Sul passaram a integrar o Noviciado Comum, a saber: Província da Santíssima Trindade – Chile e Província da Assunção da Santíssima Virgem do Rio da Prata – Argentina e Paraguai. Com isso, o nosso Noviciado também tornou-se além de Comum, uma experiência Internacional.

Pós-Noviciado

O período do Pós-Noviciado são os primeiros anos da Profissão Temporária na Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus, da Ordem dos Frades Menores. É vivido através da vida em fraternidade e minoridade, da oração, do estudo, do trabalho, do lazer e do apostolado, com especial atenção e enfoque aos “Estudos”. Trata-se de uma etapa importante para preparar melhor o frade em vista da profissão solene e garantir um amadurecimento na vida religiosa franciscana. Seu início se dá com a Primeira Profissão e se estende por ao menos três renovações dos votos, até a aprovação para a experiência do Ano Apostólico. Os estudos acadêmicos de Filosofia e Teologia estão sendo realizados em Belo Horizonte/MG, juntamente com a Província da Santa Cruz. A Fraternidade de Betim/MG acolhe os frades que vivenciam esses primeiros anos da etapa da Profissão Temporária.

Ano Apostólico

Trata-se de uma experiência importante no tempo da Profissão Temporária, onde o frade pode aprofundar sua vocação franciscana no serviço apostólico, sem a preocupação com os estudos e as exigências acadêmicas. A Custódia possibilita ao Frade de Profissão Temporária experiências apostólicas, missionárias e sociais nas Fraternidades Locais, em outras Províncias e/ou Custódias.

Formação Permanente

A Formação Permanente, como processo de conversão, consiste no empenho cotidiano de viver, como irmão menor, uma vida de oração, minoridade, fraternidade e serviço, com Cristo pobre e crucificado, fiel a exortação de São Francisco de sempre “começar a fazer o bem” (Cf. RFF 57). O objetivo dessa etapa é CUIDAR e sustentar a fidelidade do irmão professo a vocação e a sua contínua conversão no seguimento de Cristo, no espírito da Ordem e na sua missão como irmão menor; (Cf. RFF 59), FAZER com que a Fraternidade Custodial e as Fraternidades Locais sejam lugares primordiais de contemplação e formação recíproca, onde os irmãos se ajudem mutuamente para chegar a uma autêntica vida franciscana; bem como FAZER com que o Frade de Profissão Solene conheça que ele mesmo é o primeiro responsável de sua formação e do seu crescimento.

"Conhecer não te compromete,

acertar te realiza!"

AGENDA - 2024

20 e 21 de Setembro - Franca/SP

01 a 03 de Novembro - Franca/SP

06 a 08 de Dezembro - Franca/SP

Eu desejo ser um Frade Franciscano!