SAV

O Serviço de Animação Vocacional, que tem o objetivo do cuidado pastoral das vocações, emana do testemunho de vida franciscana, individual e comunitária, e consiste no conjunto de atividades pastorais desenvolvidas pelos frades e pelas fraternidades, a fim de que cada cristão possa seguir a própria vocação específica na Igreja e, em particular, na proposição do carisma de São Francisco como projeto global de vida (cf. CCGG 144; 145 §2).

Considerando a Ratio Formationis Franciscanae (Roma, 2003), parágrafo 165, cada fraternidade provincial ou custodial deve elaborar um plano orgânico de Pastoral Vocacional, que esteja em comunhão com a Igreja local e com a Família Franciscana.

Levando em conta os princípios, indicações metodológicas e objetivos do cuidado pastoral das vocações como são apresentados no documento “Orientações para a Pastoral Vocacional (OrPV): “Vinde e Vede” (Jo 1, 39), definimos pela elaboração do plano custodial para o SAV (Serviço de Animação Vocacional).

Para que se concretize com metodologia, maior eficácia e clareza, são necessários três momentos fundamentais da Pastoral Vocacional, considerando aqui, as realidades em que se encontram inseridas as fraternidades locais da Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus. São eles:

  • Anúncio da Vocação
  • Proposta Vocacional
  • Discernimento Vocacional

O objetivo geral é suscitar e apoiar as novas vocações, apresentando a todos os homens os valores cristãos, como elemento essencial na vivência da vocação batismal, a fim de que cada cristão possa seguir a própria vocação específica na Igreja e, em particular, na proposição do carisma de São Francisco como projeto global de vida (cf. CCGG 144; 145 §2 ; OrPV 7; RFF 158).

“Vinde e Vede!"

(Jo 1, 39)

ITINERÁRIO FORMATIVO

FAV (Fraternidade de Acolhida Vocacional)

A FAV (Fraternidade de Acolhida Vocacional) tem por objetivo criar um ambiente favorável com condições de acolhida para vocações adultas ou casos específicos. Deve acolher o candidato que deseja ver, conhecer, sentir e experimentar a vida de fraternidade que o mesmo deseja abraçar. Recordando que não se trata de uma etapa formativa, mas sim uma experiência de acolhimento e animação vocacional. A FAV é realizada na fraternidade designada pelo conselho custodial.

SAV (Serviço de Animação Vocacional)

O SAV (Serviço de Animação Vocacional) tem por objetivo o cuidado pastoral das vocações, que emana do testemunho de vida franciscana, individual e comunitária, e consiste no conjunto de atividades pastorais desenvolvidas pelos frades e pelas fraternidades, a fim de que cada cristão possa seguir a própria vocação específica na Igreja e, em particular, na proposição do carisma de São Francisco como projeto global de vida (cf. CCGG 144; 145 §2). Deve suscitar e apoiar as novas vocações, apresentando a todos os homens os valores cristãos, como elemento essencial na vivência da vocação batismal, a fim de que cada cristão possa seguir a própria vocação específica na Igreja e, em particular, na proposição do carisma de São Francisco como projeto global de vida (cf. CCGG 144; 145 §2 ; OrPV 7; RFF 158).

Aspirantado

O Aspirantado é uma etapa oficial em nossa Custódia, que assume a proposta da Ordem enquanto extensão do SAV (Serviço de Animação Vocacional), com forte preparação ao Postulantado, fazendo a progressiva ruptura com o mundo secular e buscando uma conversão para a Forma Franciscana de Vida Religiosa. Tem uma intensa vivência da vida em fraternidade e minoridade, da oração, do estudo, do trabalho e do lazer, com especial atenção e enfoque à “Vida em fraternidade”. A formação desta etapa acontece no Convento São Boaventura, em Olímpia/SP

Postulantado

A etapa do Postulantado na Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus, assume a proposta da Ordem, com forte preparação ao Noviciado, fazendo a progressiva ruptura com o mundo secular e buscando uma conversão para a Forma Franciscana de Vida Religiosa. Possui um programa próprio que contempla as dimensões em vista do noviciado interprovincial, atendendo as necessidades de amadurecimento na área humana, cristã e franciscana. Tem a duração de um ano, acontecendo em uma casa específica, no Convento Santa Maria dos Anjos, em Franca/SP.

Noviciado

É o fundamento sobre o qual constrói a verdadeira decisão e caminhada franciscana. É um ano privilegiado em que se intensificam os exercícios da vida franciscana, em que o ideal de São Francisco deve tomar forma naquele que quer ser seu seguidor. Uma vida de oração, trabalho, estudos, reflexão, confronto consigo e com o ideal a ser abraçado, com os confrades, são as exigências próprias do Noviciado. O Noviciado Santíssimo Nome de Jesus, está localizado na Fazenda São Boaventura, em Catalão/GO, desde janeiro de 1983. Fraternidade essa pertencente à Província do Santíssimo Nome de Jesus do Brasil – GO/TO e DF. A partir do ano de 2002, por determinação do Governo Geral da Ordem dos Frades Menores, em diálogo com os Custódios e Ministro Provincial, começou a ser realizado juntamente com a Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus – SP/MG e com a Custódia Franciscana  das Sete Alegrias de Nossa Senhora – MT/MS, dando início assim ao Noviciado Comum Franciscano.

Pós-Noviciado

O período do Pós-Noviciado são os primeiros anos da Profissão Temporária na Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus, da Ordem dos Frades Menores. É vivido através da vida em fraternidade e minoridade, da oração, do estudo, do trabalho, do lazer e do apostolado, com especial atenção e enfoque aos “Estudos”. Trata-se de uma etapa importante para preparar melhor o frade em vista da profissão solene e garantir um amadurecimento na vida religiosa franciscana. Seu início se dá com a Primeira Profissão e se estenda por ao menos três renovações dos votos, até a aprovação para a experiência do Ano Apostólico. A fraternidade de Marília/SP acolhe os frades que irão vivenciar esses primeiros anos de profissão temporária, para conviver fraternalmente, realizar os estudos acadêmicos, aprofundar e amadurecer o carisma franciscano, incluindo as dimensões humana, física, psíquica e social.

Ano Apostólico

Trata-se de uma experiência importante no tempo da Profissão Temporária, onde o frade pode aprofundar sua vocação franciscana no serviço apostólico, sem a preocupação com os estudos e as exigências acadêmicas. A Custódia possibilita ao frade professo temporário a experiência apostólica nas fraternidades locais, em outras províncias e custódias do Brasil e algumas experiências missionárias da Ordem no exterior.

Pós-Ano Apostólico

A etapa do Pós-Ano Apostólico acontece nos últimos anos da Profissão Temporária, através da vida em fraternidade e minoridade, da oração, do estudo, do trabalho, do lazer e do apostolado, com evidente capacidade de viver todas as dimensões próprias da vida religiosa franciscana. Trata-se de um período intenso e importante, dentro da etapa da Profissão Temporária, para perceber o amadurecimento na vida religiosa franciscana e a capacidade do frade professo temporário para assumir definitivamente o “modo franciscano de vida”. Tem início com a renovação dos votos ao findar o ano apostólico e se estende até o dia da profissão solene. Acontece em uma casa específica, na Fraternidade Nossa Sra. de Lourdes, em Garça/SP.

Formação Permanente

A Formação Permanente, como processo de conversão, consiste no empenho cotidiano de viver, como irmão menor, uma vida de oração, minoridade, fraternidade e serviço, com Cristo pobre e crucificado, fiel a exortação de São Francisco de sempre “começar a fazer o bem” (Cf. RFF 57). Seu objetivo é CUIDAR e sustentar a fidelidade do irmão professo a vocação e a sua continua conversão no seguimento de Cristo, no espirito da Ordem e na sua missão como irmão menor; (Cf. RFF 59), FAZER com que a Fraternidade custodial e as fraternidades locais sejam lugares primordiais de contemplação e formação reciproca, onde os irmão ajudem – se mutuamente para chegar a uma autentica vida franciscana;  bem como FAZER com que o frade de profissão solene conheça que ele mesmo é o primeiro responsável de sua formação permanente e de crescimento em todas as etapas de sua vida e em todas as áreas da mesma.

"Conhecer não te compromete,

acertar te realiza!"

AGENDA - 2020

22 a 24/02 - Planejamento do SAV | Olímpia/SP

12 a 14/03 - Encontro Vocacional | Riberão Preto/SP

30/04 a 02/05 - Encontro Vocacional | Garça/SP

09 a 10/08 - Planejamento do SAV | Uberaba/MG

10 a 12/09 - Encontro Vocacional | Uberlândia/MG

29 a 31/10 - Encontro Vocacional | Franca/SP

13 a 15/11 - Encontro dos Admitidos (2022) | Olímpia/SP

Eu desejo ser um Frade Franciscano!