Artigos e Reflexões

“Sem sede, somos dominados pela apatia”

Sim, somos seres de desejo. Não podemos não ser seres de desejo. Às vezes damos a impressão de termos dessedentados não nossa sede de água, mas a de viver densamente. Na verdade nada está pronto,…

A vida não é tirada, mas transformada

Dom Jaime Vieira RochaArcebispo de Natal (RN) Aproxima-se o dia de Finados. Vamos celebrar a vida que brota da morte, fazendo memória dos nossos entes queridos. No dia 2 de novembro a Igreja nos exorta…

12 de outubro: Uma prece pelas mulheres e crianças à negra Mariama de Aparecida!

Frei Jacir de Freitas Faria [1] A cada 12 de outubro, o Brasil católico celebra o dia sua padroeira, Nossa Senhora Conceição Aparecida, e dia das Crianças. Mãe e crianças estão no mesmo patamar. A experiência de…

Maria, a Senhora do Rosário que inspirou a resistência de escravos negros e a guerra religiosa de Lepanto (Lc 1,26-38)

Frei Jacir de Freitas Faria [1] O texto sobre o qual vamos refletir é Lc 1,26-38. Trata-se da aparição do anjo Gabriel a Maria, uma virgem prometida (noiva) em casamento a José. Ambos viviam na desprezível…

Sem lágrimas endurecemos o coração

Os evangelhos nos falam de três momentos em que Jesus chorou: diante do empedernimento de Jerusalém, junto ao túmulo de Lázaro e no Jardim das Oliveiras. Deus chora pelas lágrimas de Jesus. Nos três casos…