13 de maio: Emoção, fé e amor, marcam os fiéis da Paróquia Nossa Sra. de Fátima de Araguari/MG

É com alegria que a comunidade de fiéis da nossa Paróquia Nossa Sra. de Fátima de Araguari/MG, retomam os festejos e celebrações em honra à sua padroeira, celebrada no último dia 13 de maio.

Depois de 2 anos de espera e sem poder reunir a multidão de fiéis à Nossa Senhora de Fátima, esse ano foi possível. “Não tenham medo”… Essas palavras dirigidas pela Virgem Maria aos 3 pastorinhos, foram a força para superarmos todos os obstáculos e consolo para seguirmos em frente rumo a volta da grande festa de maio.

Foram retomadas as novenas às 19h e as famosas barraquinhas com o tradicional bingão esperado por muitos. As barraquinhas aconteceram do dia 04 a 07 e de 12 a 15 de maio. No dia das mães, tivemos ao invés das barraquinhas, o evento: “Doce de Mãe”, um festival de tortas doadas e vendidas logo após a celebração eucarística das 9h, sendo este o segundo ano que acontece.

Durante os 9 dias da novena, foram vividos momentos de muita emoção, fé e demonstrações de amor a Mãe de Fátima. Presididas por queridos frades e sacerdotes da nossa região e da Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus.

  • 1º DIA: Frei Manoel – “Nossa Senhora e a ressurreição do Senhor”
  • 2º DIA: Frei Filomeno – “Nossa Senhora fonte de luz”
  • 3º DIA: Padre Adão – “Nossa Senhora do cenáculo”
  • 4º DIA: Frei Fernando – “Nossa Senhora e a perseverança”
  • 5º DIA: Frei Mauro – “Nossa Senhora e a fidelidade”
  • 6º DIA: Frei Lucas Lisi – “Nossa Senhora e o serviço”
  • 7º DIA: Frei Joaquim – “Nossa Senhora, a alegria da esperança”
  • 8º DIA: Frei Antônio Carlos – “Nossa Senhora, do diálogo brota o sim”
  • 9º DIA: Frei Ezimar – “Nossa Senhora e a Sabedoria”

No dia 13, dia da grande festa, a temática foi: “Fátima nossa mãe”; sob a presidência do pároco, Frei Mauro Luiz de Oliveira, OFM, às 19h. Neste dia também houve celebração às 7h e 15h. As 12h a comunidade se uniu para a oração do Santo Terço.

O encerramento da novena contou com uma multidão de fiéis que participaram da celebração, seguida da coroação e procissão das luzes, ápice da nossa fé em Maria. Um verdadeiro sentimento de volta, de alegria e de retorno à casa da mãe para celebrar o seu dia, um tempo de espera e de angústia que foi superado e confiado à ela que disse: “Não tenham medo!”

Pároco da Paróquia Nossa Sra. de Fátima de Araguari/MG, Frei Mauro Luiz de Oliveira, OFM

A festa continua com a confraternização nas barraquinhas, regada a deliciosas comidas e bebidas, leilões e bingos. Tem o seu encerramento neste domingo (15), logo após a Santa Missa das 19h.

Rogamos a Virgem de Fátima que olhe por nossa comunidade, bem como por todo o povo de Deus, para que possam sempre perseverar no serviço e no amor, como o próprio Cristo nos ensinou.

Fraternalmente,

PASCOM – Araguari/MG